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dc.contributor.advisorNaujorks, Jane da Costapt_BR
dc.contributor.authorHaag, Débora Plocharskipt_BR
dc.date.accessioned2016-05-24T02:10:47Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141702pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo averiguar a importância da inserção do estudante de licenciatura no ambiente escolar desde os primeiros semestres de graduação, e destacar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como meio possível para esta inserção e para preparação dos mesmos para os estágios de docência obrigatórios. O trabalho docente se configura pelo contato direto e constante com a sala de aula, assim, a formação docente deveria ter como objetivo central seu preparo para estar e atuar neste ambiente singular. No entanto, os cursos de licenciatura, em especial o curso de Letras UFRGS, analisado neste trabalho, tratam a “prática” como uma preocupação secundária e não realizam uma aproximação da mesma com a teoria estudada no curso. O PIBID é tratado neste trabalho como um possível complemento na formação de licenciandos, proporcionando a aproximação da teoria com a prática. Para atingir os objetivos citados foi realizada uma pesquisa entre estudantes do curso de licenciatura em letras desta universidade, em que se busca constatar: o sentimento dos licenciandos em relação à sua formação e a diferença formativa entre licenciandos bolsistas do PIBID e licenciandos não pibidianos. O resultado da pesquisa aponta para uma notória diferença no preparo para o trabalho docente entre os dois grupos estudados, destacando-se os pibidianos como mais bem preparados para os estágios de docência e para o trabalho em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo tiene por objetivo averiguar la importancia de la inserción de lo estudiante de licenciatura en el ambiente escolar desde los primeros semestres de la graduación, y destacar el “Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência”(PIBID) como medio posible para esta inserción y para la preparación de los mismos para las pasantías obligatorias. El trabajo docente se configura por el contacto directo y constante con la sala de clases, así, la formación docente debería tener como objetivo central su preparo para estar y actuar en este espacio singular. No obstante, los cursos de licenciatura, en especial el curso de Letras UFRGS, analizado en este trabajo, trata la “práctica” como una preocupación secundaria y no realizan una aproximación de la misma con la teoría estudiada en el curso. El PIBID es tratado en este trabajo como un posible complemento en la formación de los graduados en profesorado, proporcionando la aproximación de la teoría con la práctica. Para alcanzar los objetivos citados fue realizada una pesquisa entre estudiantes del curso de profesorado en letras de esta universidad, en que se busca constatar: el sentimiento de los estudiantes en relación a su formación y la diferencia formativa entre estudiantes de profesorado bolsistas del PIBID y estudiantes de profesorado no pibidianos. El resultado de la pesquisa apunta hacia una notoria diferencia formativa en la preparación para el trabajo docente entre los dos grupos estudiados, destacándose los pibidianos como más bien preparados para las pasantías y para el trabajo en sala de clase.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.titleEstágio de docência : o curso de letras licenciatura e o PIBID no preparo do licenciado para a prática docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000991976pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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