Essas castanhas me engordam mas me despertam desejo : escrevendo (com) o rançoso na formação de professores
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O trabalho a seguir fala a partir de uma experiência pessoal como licencianda do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para então valer-se das multiplicidades de discursos e experiências no mundo das licenciaturas em geral. Composto por fragmentos, trata-se de uma colagem de vários textos heterogêneos, tal qual parece ser o universo discursivo acerca da educação em uma universidade. Em formato de protoverbetes, esse mosaico é visto a partir das noções de Texto e escritura ...
O trabalho a seguir fala a partir de uma experiência pessoal como licencianda do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para então valer-se das multiplicidades de discursos e experiências no mundo das licenciaturas em geral. Composto por fragmentos, trata-se de uma colagem de vários textos heterogêneos, tal qual parece ser o universo discursivo acerca da educação em uma universidade. Em formato de protoverbetes, esse mosaico é visto a partir das noções de Texto e escritura por Roland Barthes, como forma de (re)pensar e amolecer os estereótipos, essas repetições de um discurso que cola, gruda, uma espécie de necrose da linguagem que nos enclausura ao mesmo tempo em que nos seduz, a partir das angústias e dos desejos na experiência da licenciatura. Operando com o rançoso que invade os corpos e a linguagem, em um trabalho com as palavras, este trabalho fala sobre escrita escrevendo: o escrever como fim, intransitividade. Uma metanarrativa de várias vozes e imagens que se misturam tentando disseminar o plural do texto enquanto coexistência de sentidos. Olha a escritura de vários lugares; nas suas potências e seus estereótipos, utilizando-se dos dois para remexer com os discursos que nos rodeiam, e que, de certa forma, determinam o teor das experiências em uma formação de licenciatura. Em última instância, o que este trabalho procura, e de certa forma experimenta, é a possibilidade de irrupção de licenciandos-escritores ao invés de apenas escreventes. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Língua Moderna: Espanhol: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License