Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWitt, Regina Rigattopt_BR
dc.contributor.authorGebbie, Kristine Moorept_BR
dc.date.accessioned2016-05-21T02:09:08Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141527pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Educação e capacitação são os pilares da preparação para os desastres e melhores currículos e programas de treinamento são baseados em competências. Objetivo: Este artigo apresenta uma proposta para ser aplicada ao currículo de enfermagem no Brasil, baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nas recomendações para a integração de habilidades e competências no currículo de graduação propostas pela Organização Mundial da Saúde. Resultados: Foi realizada uma comparação de referenciais de competências para indicar as competências específicas essenciais para enfermeiras brasileiras. Níveis de proficiência foram indicados para o estabelecimento de objetivos educacionais e experiências de aprendizado e instrumentos de avaliação recomendados da literatura. Conclusões: As competências constituem o início da discussão que deverá ocorrer em cada escola de enfermagem para que todas as enfermeiras brasileiras estejam preparadas para o caso de um desastre ocorrer.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Education and training are the cornerstones of disaster preparedness and best curricula and training programs are competency-based. Objective: This paper presents a proposal to be applied in nursing curricula in Brazil, based on the National Curriculum Guidelines and the recommendations for integrating skills and competencies into undergraduate curricula proposed by the World Health Organization. Results: Comparison of competencies sets was conducted to indicate the specific competencies to be included as essential for Brazilian nurses. Levels of proficiency were indicated for the establishment of learning objectives and learning experiences and evaluation tools recommended from the literature. Conclusions: The competencies provided are the beginning of the discussion that will have to take place in every nursing school, if all Brazilian nurses are to graduate ready to participate should a disaster occur.en
dc.description.abstractIntroducción: Educación y capacidad son los pilares de la preparación para los desastres y mejores currículos y programas de entrenamiento son basados en competencias. Objetivo: Este artículo presenta una propuesta para ser aplicada al currículo de enfermería en Brasil, basada en las Directrices Curriculares Nacionales y en las recomendaciones para la integración de habilidades y competencias en el currículo de grado propuestas por la Organización Mundial de la Salud. Resultados: Se realizó una comparación de referenciales de competencias para indicar aquellas específicas esenciales para enfermeras brasileñas. Niveles de competencia fueran indicados para el establecimiento de objetivos educacionales e experiencias de aprendizaje e instrumentos de evaluación recomendados por la literatura. Conclusiones: Las competencias constituyen el inicio de la discusión que deberá ocurrir en cada escuela de enfermería para que todas las enfermeras brasileñas estén preparadas para el caso de un desastre ocurrir.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 37, n.1 (mar. 2016), p. 165-71pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetency-based educationen
dc.subjectEducação baseada em competênciaspt_BR
dc.subjectEducação em desastrespt_BR
dc.subjectEducation in disasters Nursing educationen
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEducación basada en competenciases
dc.subjectEducación en desastreses
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.subjectCurrículoes
dc.titleAdaptando o currículo para atender a necessidades de profissionais de saúde em um desastre : uma proposta para enfermeiras brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeTailoring curricula to fit health professionals’ needs in a disaster : a proposal for Brazilian nursesen
dc.title.alternativeAdaptando el currículo para atender a necesidades de profesionales de salud en un desastre : una propuesta para enfermeras brasileñases
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000991427pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples