Entre os destroços de Babel : (sobre a dialética da perda em Manoel de Barros)
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Data
2015Tipo
Assunto
Resumo
Manoel de Barros propõe uma poética em que há o afastamento da dimensão significativa da linguagem em favor da revelação de seu inacabamento. Neste ensaio tomamos essa poética enquanto uma “consciência lutuosa da perda”, através da qual o poeta procura expressar a dimensão paradoxal da linguagem: a possibilidade necessariamente parcial de comunicação de sentidos que, por sua vez, apontaria à capacidade irremediavelmente perdida de “comunicar por inteiro” (segundo a noção de uma “linguagem adâmi ...
Manoel de Barros propõe uma poética em que há o afastamento da dimensão significativa da linguagem em favor da revelação de seu inacabamento. Neste ensaio tomamos essa poética enquanto uma “consciência lutuosa da perda”, através da qual o poeta procura expressar a dimensão paradoxal da linguagem: a possibilidade necessariamente parcial de comunicação de sentidos que, por sua vez, apontaria à capacidade irremediavelmente perdida de “comunicar por inteiro” (segundo a noção de uma “linguagem adâmica”). Essa consciência lutuosa, que atravessa a poesia de Manoel de Barros revela, um movimento dialético que, ao invés de produzir um fazer poético místico-metafísico e alienado, toma a linguagem enquanto conjunto de fragmentos de uma totalidade perdida, prenhes de saberes desviantes. ...
Abstract
Manoel de Barros proposes a poetic in which there is distancing from significant dimension of language on behalf of its incompleteness. In this essay, we take this poetic while a "grieving awareness of loss" through which the poet seeks to express the paradoxical dimension of language: a necessarily partial possibility of communication of meanings that, in its turn, would point to an irretrievably lost ability to "communicate in its entirety" (according to the notion of a "adamic language"). Th ...
Manoel de Barros proposes a poetic in which there is distancing from significant dimension of language on behalf of its incompleteness. In this essay, we take this poetic while a "grieving awareness of loss" through which the poet seeks to express the paradoxical dimension of language: a necessarily partial possibility of communication of meanings that, in its turn, would point to an irretrievably lost ability to "communicate in its entirety" (according to the notion of a "adamic language"). This mournful consciousness, which runs through the poetry of Manoel de Barros, reveals a dialectical turn that, instead of producing a mystical-metaphysical and alienated poetic work, considers language as a set of fragments of a lost totality, full of deviant knowledge. ...
Contido em
Recorte. Três Corações, MG. Vol. 12, n. 2 (jul./dez. 2015), p. 1-14
Origem
Nacional
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