Mostrar registro simples

dc.contributor.authorReis, Antonio Tarcisio da Luzpt_BR
dc.contributor.authorBiavatti, Camila Damianipt_BR
dc.contributor.authorPereira, Maria Lourdes Brizuela de Seadipt_BR
dc.date.accessioned2016-05-19T02:09:35Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1415-8876pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141305pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa a relação entre composição arquitetônica e qualidade estética, considerando os pressupostos da estética filosófica e da estética empírica, e o papel da estética formal e da estética simbólica em explicar tal relação. Edificações históricas e contemporâneas com distintos níveis de ordem e estímulo visual são avaliadas por pessoas com distintos níveis e tipos de formação acadêmica e são identificadas as razões para tais avaliações. A coleta de dados inclui levantamentos de arquivo, levantamentos físicos, questionários e entrevistas realizados com 60 arquitetos, 60 não arquitetos com curso universitário e 60 pessoas sem curso universitário, que avaliaram imagens de três edificações históricas e três edificações contemporâneas, categorizadas conforme segue: ordem e estímulo visual; ordem e pouco estímulo visual; e desordem. As respostas dos questionários foram analisadas através de testes estatísticos não paramétricos, tais como Kruskal-Wallis e Kendall W. As informações fornecidas através das entrevistas foram analisadas por meio de suas frequências e significados. Os resultados indicam, que, embora os arquitetos tendam a valorizar a existência de ordem na composição arquitetônica e os não arquitetos a valorizar a existência de estímulo visual, quando ambos estão presentes a composição arquitetônica tende a ser avaliada positivamente.pt_BR
dc.description.abstractThe article analyses the relationship between architectural composition and aesthetic quality, considering the assumptions of philosophical aesthetics and empirical aesthetics, and the role of formal and symbolic aesthetics to explain this relationship. Historic and contemporary buildings with different levels of order and visual stimuli are evaluated by people with different levels and types of college education, and the reasons for such assessments are identified. Data collection includes archival records, physical measurements, and questionnaires and interviews conducted with 60 architects, 60 non-architect college graduates and 60 non-college graduates, in order to evaluate images of three historic buildings and three contemporary buildings, classified as: order and visual stimuli; order and low visual stimuli; and disorder. The responses to the questionnaires were analysed using nonparametric statistical tests such as Kruskal-Wallis and Kendall W. The information provided in the interviews was analysed through its frequency and meanings. The results indicate that while architects tended to place great value on the existence of order in an architectural composition and non-architects tended to place great value on the existence of visual stimulus, when both are present, the architectural composition tends to be positively evaluated.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAmbiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n.1 (jan./mar. 2014), p. 191-213pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArchitectural compositionen
dc.subjectComposição arquitetônicapt_BR
dc.subjectAesthetics qualityen
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectAesthetics evaluationen
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEmpirical aestheticsen
dc.subjectFormal aestheticsen
dc.subjectSymbolic aestheticsen
dc.titleComposição arquitetônica e qualidade estéticapt_BR
dc.title.alternativeArchitectural composition and aesthetics quality en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000990866pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples