Uma revisão da literatura sobre estudos relativos ao ensino da mecânica quântica introdutória
Visualizar/abrir
Data
2001Tipo
Outro título
A review of the literature on studies regarding the teaching of introductory quantum mechanics
Assunto
Resumo
Neste trabalho apresentamos os resultados de uma revisão da literatura referente ao ensino de conteúdos introdutórios de Mecânica Quântica. Os artigos foram classificados em três grandes grupos -- concepções dos estudantes, críticas à abordagem tradicional e propostas de inovações didáticas -- encontrando-se artigos sobre estes temas em relação às disciplinas introdutórias tanto em nível médio e universitário, como em um curso de formação de professores. É possível observar que a pesquisa sobre ...
Neste trabalho apresentamos os resultados de uma revisão da literatura referente ao ensino de conteúdos introdutórios de Mecânica Quântica. Os artigos foram classificados em três grandes grupos -- concepções dos estudantes, críticas à abordagem tradicional e propostas de inovações didáticas -- encontrando-se artigos sobre estes temas em relação às disciplinas introdutórias tanto em nível médio e universitário, como em um curso de formação de professores. É possível observar que a pesquisa sobre este tópico é recente, com um aumento significativo do interesse sobre o mesmo nos últimos anos. ...
Abstract
In this paper we present the findings of a review of the literature regarding the teaching of introductory Quantum Mechanics. The reviewed papers were classified into three major categories -- student's conceptions, criticisms to the traditional approaches and proposals of pedagogical innovations -- which include studies on introductory quantum topics both at high school and college levels, as well as one study focusing a teacher preparation course. It is possible to note that research on this ...
In this paper we present the findings of a review of the literature regarding the teaching of introductory Quantum Mechanics. The reviewed papers were classified into three major categories -- student's conceptions, criticisms to the traditional approaches and proposals of pedagogical innovations -- which include studies on introductory quantum topics both at high school and college levels, as well as one study focusing a teacher preparation course. It is possible to note that research on this matter is quite recent, with a significant increase in the last few years. ...
Contido em
Investigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 2001), p. 29-56
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40988)Ciências Exatas e da Terra (6200)
Este item está licenciado na Creative Commons License