Narrativas da rua : instalação expográfica
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso em design de produto tem como objetivo o desenvolvimento de um objeto expográfico que resgate histórias sobre a população em situação de rua e sensibilize os usuários, tendo em vista que os moradores de rua são percebidos como paisagem urbana pelos transeuntes. Tal trabalho será guiado por uma adaptação da metodologia de Munari (2008), Meliande (2013) e Design Centrado no Ser-Humano (IDEO, 2009). O primeiro momento versa sobre a problematização do trabalho, b ...
Este trabalho de conclusão de curso em design de produto tem como objetivo o desenvolvimento de um objeto expográfico que resgate histórias sobre a população em situação de rua e sensibilize os usuários, tendo em vista que os moradores de rua são percebidos como paisagem urbana pelos transeuntes. Tal trabalho será guiado por uma adaptação da metodologia de Munari (2008), Meliande (2013) e Design Centrado no Ser-Humano (IDEO, 2009). O primeiro momento versa sobre a problematização do trabalho, bem como sua justificativa e sua fundamentação teórica para a compreensão do conceito, como definição da população de rua, expografia, estereoscopia, áudio binaural e representação, que tem o intuito de criar um embasamento para a compreensão do tema. No segundo momento, foi desenvolvido um objeto expográfico, bem como sua exposição destinada a aproximar os usuários a realidade da população de rua. ...
Abstract
This monograph for the bachelor's degree in product design aims to develop an expographic object that recovers stories about homeless people and raises awareness among its users, bearing in mind that street people are perceived as urban landscape by passersby. This work is guided by an adaptation of the methodology of Munari (2008), Meliande (2013) e Human Centered Design (IDEO, 2009). The first part addresses the work's problematization as well as its justification and its theoretical foundati ...
This monograph for the bachelor's degree in product design aims to develop an expographic object that recovers stories about homeless people and raises awareness among its users, bearing in mind that street people are perceived as urban landscape by passersby. This work is guided by an adaptation of the methodology of Munari (2008), Meliande (2013) e Human Centered Design (IDEO, 2009). The first part addresses the work's problematization as well as its justification and its theoretical foundation for understanding the concept, such as the definitions of homeless, expography, stereoscopy, binaural audio and stigma and perception, intending to create a basis for the understanding of the subject. For the second part, an expographic object has been developed, as well as its exhibition designed to bring users closer to the reality of the homeless population. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
Coleções
-
TCC Design (387)
Este item está licenciado na Creative Commons License