Análise de matrizes curriculares de cursos de design de interiores no Brasil focalizando conteúdos de gesão de projetos
Fecha
2015Autor
Otro título
Analysis of curriculum matrices of Brazilian interior design courses focusing on project management content
Materia
Resumo
Este artigo analisa matrizes curriculares de instituições de ensino no Brasil, que oferecem o curso de design de interiores. Os dados levantados referem-se ao ano de 2014. O foco dado na análise refere-se à área de gestão de projetos, uma vez que existem poucas pesquisas que trabalham nesse tema no campo do design de interiores. Para a realização da análise, buscaram-se dados que contemplam um panorama histórico e atual de cursos e da profissão de design de interiores no Brasil. Também foram an ...
Este artigo analisa matrizes curriculares de instituições de ensino no Brasil, que oferecem o curso de design de interiores. Os dados levantados referem-se ao ano de 2014. O foco dado na análise refere-se à área de gestão de projetos, uma vez que existem poucas pesquisas que trabalham nesse tema no campo do design de interiores. Para a realização da análise, buscaram-se dados que contemplam um panorama histórico e atual de cursos e da profissão de design de interiores no Brasil. Também foram analisadas artigos publicados no Journal of Interior Design, que é o único no Periódico CAPES que apresenta pesquisas científicas da área. Buscou-se por publicações nos anos de 2012, 2013 e 2014, a fim de se identificar áreas estudadas e possíveis relacionamentos com gestão de projetos. Os resultados demonstram: i. um cenário de bastante desatenção com relação à atuação profissional dos designers para gestão de projetos nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino brasileiras; ii. falta de atenção á gestão de projetos na pesquisa internacional no campo de design de interiores. Identifica-se, portanto, uma grande lacuna para pesquisas futuras. ...
Abstract
This article examines curriculum matrices educational institutions in Brazil, which offer the course in interior design. The data collected refer to the year 2014. The focus on the analysis refers to the project management area, since there are few studies working on this issue in the interior design field. To perform the analysis, they sought data-which include a historical and current overview of courses and interior design profession in Brazil. We also analyzed articles published in the Jour ...
This article examines curriculum matrices educational institutions in Brazil, which offer the course in interior design. The data collected refer to the year 2014. The focus on the analysis refers to the project management area, since there are few studies working on this issue in the interior design field. To perform the analysis, they sought data-which include a historical and current overview of courses and interior design profession in Brazil. We also analyzed articles published in the Journal of Interior Design, which is the only one in the CAPES Periodic presenting scientific research area. He attempted to publications for the years 2012, 2013 and 2014 in order to identify possible areas studied and project management with relationships. The results demonstrated: i. a scenario quite inattention regarding the work of professional designers for project management in the courses offered by the Brazilian educational institutions; ii. lack of attention will project management in international research in the interior design field. Identifies is therefore a major gap for future research. ...
En
Revista D : design, educação, sociedade e sustentabilidade [recurso eletrônico]. [Porto Alegre]. Vol. 7, n.1 (2015), p. 5-30
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Sociales Aplicadas (4125)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License