Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMorais, Vânia Baptistapt_BR
dc.contributor.authorBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.contributor.authorLinden, Júlio Carlos de Souza van derpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-11T02:10:02Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2177-4870pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140685pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa matrizes curriculares de instituições de ensino no Brasil, que oferecem o curso de design de interiores. Os dados levantados referem-se ao ano de 2014. O foco dado na análise refere-se à área de gestão de projetos, uma vez que existem poucas pesquisas que trabalham nesse tema no campo do design de interiores. Para a realização da análise, buscaram-se dados que contemplam um panorama histórico e atual de cursos e da profissão de design de interiores no Brasil. Também foram analisadas artigos publicados no Journal of Interior Design, que é o único no Periódico CAPES que apresenta pesquisas científicas da área. Buscou-se por publicações nos anos de 2012, 2013 e 2014, a fim de se identificar áreas estudadas e possíveis relacionamentos com gestão de projetos. Os resultados demonstram: i. um cenário de bastante desatenção com relação à atuação profissional dos designers para gestão de projetos nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino brasileiras; ii. falta de atenção á gestão de projetos na pesquisa internacional no campo de design de interiores. Identifica-se, portanto, uma grande lacuna para pesquisas futuras.pt_BR
dc.description.abstractThis article examines curriculum matrices educational institutions in Brazil, which offer the course in interior design. The data collected refer to the year 2014. The focus on the analysis refers to the project management area, since there are few studies working on this issue in the interior design field. To perform the analysis, they sought data-which include a historical and current overview of courses and interior design profession in Brazil. We also analyzed articles published in the Journal of Interior Design, which is the only one in the CAPES Periodic presenting scientific research area. He attempted to publications for the years 2012, 2013 and 2014 in order to identify possible areas studied and project management with relationships. The results demonstrated: i. a scenario quite inattention regarding the work of professional designers for project management in the courses offered by the Brazilian educational institutions; ii. lack of attention will project management in international research in the interior design field. Identifies is therefore a major gap for future research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista D : design, educação, sociedade e sustentabilidade [recurso eletrônico]. [Porto Alegre]. Vol. 7, n.1 (2015), p. 5-30pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurriculum analysisen
dc.subjectProject managementen
dc.subjectDesign de interiorespt_BR
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectInterior designen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleAnálise de matrizes curriculares de cursos de design de interiores no Brasil focalizando conteúdos de gesão de projetospt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of curriculum matrices of Brazilian interior design courses focusing on project management content en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000990493pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples