Cálculo da margem de contribuição dos clientes pessoa jurídica do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.
Visualizar/abrir
Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo analisar o cálculo da margem de contribuição dos clientes pessoa jurídica do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. - Banrisul. Para essa elaboração, procedeu-se uma pesquisa descritiva, cuja abordagem foi qualitativa, e utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental, e também de entrevista com a Analista da área da Gerência de Custos e Rentabilidade do Banrisul. Como resultado da pesquisa, conclui-se que a margem de contribuição do cliente é calculad ...
O presente trabalho teve por objetivo analisar o cálculo da margem de contribuição dos clientes pessoa jurídica do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. - Banrisul. Para essa elaboração, procedeu-se uma pesquisa descritiva, cuja abordagem foi qualitativa, e utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental, e também de entrevista com a Analista da área da Gerência de Custos e Rentabilidade do Banrisul. Como resultado da pesquisa, conclui-se que a margem de contribuição do cliente é calculada após ter-se apurado as receitas do cliente, os quais são: a receita financeira e a receita de tarifas. Deduzindo-se, os custos variáveis, que são os que estão diretamente relacionados com o volume de produtos e serviços utilizados pelo cliente. A Gerência de Custos e Rentabilidade do Banrisul tem papel fundamental para o cálculo da margem de contribuição dos clientes pessoa jurídica da Instituição, haja vista que as informações por ela obtidas auxiliam na tomada de decisões dos gestores da Rede de Agências, possibilitando negociações mais eficientes para o Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.. ...
Abstract
This study aimed to analyze the calculation of the contribution margin of the corporate clients of the State Bank of Rio Grande do Sul / Banrisul. For this development, we proceeded to a descriptive research, with a qualitative approach , and we also used bibliographical and document researches, an interview with the Analyst of Cost and Management area of the bank. As a result of the research, we have concluded that the Customer Contribution Margin is calculated after it has determined customer ...
This study aimed to analyze the calculation of the contribution margin of the corporate clients of the State Bank of Rio Grande do Sul / Banrisul. For this development, we proceeded to a descriptive research, with a qualitative approach , and we also used bibliographical and document researches, an interview with the Analyst of Cost and Management area of the bank. As a result of the research, we have concluded that the Customer Contribution Margin is calculated after it has determined customers' revenues, which are: interest and fee incomes. Then deducting the variable costs, which are those that are directly related to the volume of products and services used by the client. The Cost and Management profitability of Banrisul has a fundamental role to calculate the contribution margin of the corporate clients of the institution, because the information obtained by it interfers on the managers' decision in the branch network, enabling more efficient negotiations to the State Bank of Rio Grande do Sul / Banrisul SA. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Coleções
-
TCC Ciências Contábeis (869)
Este item está licenciado na Creative Commons License