Impacto das inserções olfativas no ambiente de venda de um varejo de vestuário
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
As percepções sensoriais na atmosfera de loja se tornaram nos últimos anos aliadas do marketing do varejo, principalmente quando é tratado com grandes redes. Os cinco sentidos são estimulados para promover uma interação consumidor/marca que vai além da simples satisfação de uma necessidade/desejo imediato. Os estímulos olfativos vêm sendo estudados nesse contexto para que sejam utilizados de acordo com um posicionamento de marca e provocar um comportamento do consumidor satisfatório. O objetivo ...
As percepções sensoriais na atmosfera de loja se tornaram nos últimos anos aliadas do marketing do varejo, principalmente quando é tratado com grandes redes. Os cinco sentidos são estimulados para promover uma interação consumidor/marca que vai além da simples satisfação de uma necessidade/desejo imediato. Os estímulos olfativos vêm sendo estudados nesse contexto para que sejam utilizados de acordo com um posicionamento de marca e provocar um comportamento do consumidor satisfatório. O objetivo desse estudo é analisar os efeitos das inserções olfativas no ambiente de loja de uma marca varejista de vestuário, no que diz respeito ao comportamento do consumidor. Para isso, foi realizado um experimento de campo em uma loja da marca Hering no Rio Grande do Sul. Foi-se utilizado o sistema SPSS para realizações de testes como do qui-quadrado e t-student. Analisando os resultados obtidos diante o experimento, conseguiu-se concluir que os estímulos olfativos conseguem alterar positivamente o humor dos consumidores da Hering Store Alvorada, com as inserções olfativas, consumidores ficam mais bem-humorados e que o aroma impacta no reforço de posicionamento da marca. Também se pode afirmar que tanto mulheres como consumidores que não estavam pela primeira vez em loja acreditam que o aroma é importante para o varejo de vestuário. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License