Percepções e atitudes dos consumidores em relação ao M-Commerce : um estudo no setor de viagens
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Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O principal objetivo deste trabalho foi analisar as percepções e atitudes do consumidor em relação ao m-commerce (comércio eletrônico móvel) no setor de viagens. Avaliou-se o nível de aceitação, a confiança e o valor dos consumidores em relação a utilização do smartphone para adquirir produtos e serviços relacionados a viagens. Foi identificado potenciais barreiras relacionadas à tomada de decisão no processo de compra através do dispositivo móvel. E foi apresentado possíveis melhorias que pode ...
O principal objetivo deste trabalho foi analisar as percepções e atitudes do consumidor em relação ao m-commerce (comércio eletrônico móvel) no setor de viagens. Avaliou-se o nível de aceitação, a confiança e o valor dos consumidores em relação a utilização do smartphone para adquirir produtos e serviços relacionados a viagens. Foi identificado potenciais barreiras relacionadas à tomada de decisão no processo de compra através do dispositivo móvel. E foi apresentado possíveis melhorias que podem resultar na maior aceitação da tecnologia móvel para realização de compras. A pesquisa realizada foi de caráter quantitativo. Utilizou-se um questionário com base na revisão teórica e em entrevistas em profundidade. Buscou-se obter respostas de uma amostra significativa de pessoas que possuíssem um smartphone. Os dados obtidos, a partir da resposta de 183 respondentes, foram analisados e tabelados. Os resultados mostraram que os usuários destacam conveniência, utilidade e facilidade de acesso dos smartphones como aspectos principais na utilização destes ao efetuar uma compra. Entretanto a confiabilidade no momento do pagamento e configuração e/ou dimensões do smartphone podem surgir como barreiras para maior popularização desta modalidade de compra. ...
Abstract
The main objective of this study was to analyze the perceptions and consumer attitudes towards m-commerce (mobile commerce) in the travel industry. It assessed the level of acceptance, confidence and the value of consumers regarding the use of the smartphone to purchase products and services related to travel. It was identified potential barriers related to decision-making in the buying process via the mobile device. And it was presented possible improvements that can result in wider acceptance ...
The main objective of this study was to analyze the perceptions and consumer attitudes towards m-commerce (mobile commerce) in the travel industry. It assessed the level of acceptance, confidence and the value of consumers regarding the use of the smartphone to purchase products and services related to travel. It was identified potential barriers related to decision-making in the buying process via the mobile device. And it was presented possible improvements that can result in wider acceptance of mobile technology to make purchases. The survey was quantitative character. We used a questionnaire based on the literature review and in-depth interviews. Was tried to get answers from a representative sample of people who possess a smartphone. The data obtained from the answers of 183 respondents were analyzed and tabulated. The results showed that users emphasize convenience, utility and the ease of access of smartphones as key aspects in the use of these to make a purchase. However the reliability at the time of payment and configuration and / or smartphone dimensions may arise as barriers to greater popularity of this buying mode. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
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TCC Administração (3140)
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