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dc.contributor.authorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.contributor.authorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorPacievitch, Carolinept_BR
dc.date.accessioned2016-05-04T02:07:45Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140171pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute os desafios enfrentados pelo professor de História, diante de algumas das demandas sociais e identitárias do século XXI, em especial em relação ao diálogo intercultural, ao patrimônio cultural e aos passados imaginados nas mídias. O objetivo principal é refletir sobre o papel da formação acadêmica do professor de História diante destas problemáticas. Dialoga-se com perspectivas teóricas sobre formação de professores, memória e História, a partir de Antonio Nóvoa, Andreas Huyssen, Hayden White, entre outros, articuladas com experiências, observações e pesquisas desenvolvidas pelos autores. Argumenta-se que o ensino de História hoje consiste numa prática muito diversa em relação a tempos anteriores, uma vez que as demandas que a sociedade tem colocado aos currículos e ao papel dos professores se multiplicam e estão ligados a movimentos sociais, étnicos e culturais muito singulares, que questionam as relações entre historiografia, memória, identidades e sentidos na aula de História. Estes questionamentos demonstram a complexidade do trabalho docente dentro e fora da sala de aula, que extrapola a ideia de adaptação metodológica do conhecimento histórico acadêmico e se concretiza nas propostas de problematização e de diálogo entre muitas histórias e muitos passados.pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses the challenges encountered by the History teacher, in face of some of the social and identity demands of the twenty-first century, especially in relation to intercultural dialogue, cultural heritage, and the imagined past in the media. The main objective is to reflect on the academic role of the History teacher in relation to these issues. Dialogue is accomplished with theoretical perspectives on teacher training, memory, and History, from Antonio Nóvoa, Andreas Huyssen, Hayden White, among others, articulated with experiences, observations, and research carried out by the authors. It is argued that the teaching of History nowadays is a very diverse practice compared to earlier times, since the demands that society has placed on the curricula and role of teachers have multiplied and are linked to unique social, ethnic, and cultural movements, which call into question the relationship between history, memory, identities, and their meaning in History class. These questions demonstrate the complexity of teaching in and out of the classroom, which goes beyond the idea of methodological adaptation of academic background and knowledge is reached in proposals of questioning and dialogue between many stories and past events.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHistória & Ensino. Londrina, PR. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 2015), p. 31-53pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectSocial demandsen
dc.titleViver e pensar a docência em história diante das demandas sociais e identitárias do século XXIpt_BR
dc.title.alternativeLiving and thinking about teaching history in face of social and identity demands of the twenty-first century en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000982636pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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