Padronagens : conexões entre arte, ensino e cotidiano
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem por escopo apresentar a relevância do tema da padronagem no ensino da arte. Elemento da cultura visual, o tema em foco contribuiu para: o desenvolvimento perceptivo, sensível, crítico; o alfabetismo visual dos alunos, além de promover possíveis relações com outras áreas do conhecimento. Para tanto, investigou-se o conceito, os elementos básicos e constitutivos da sintaxe visual da padronagem, um possível percurso histórico, cultural e artístico. Apresenta-se também o pro ...
O presente trabalho tem por escopo apresentar a relevância do tema da padronagem no ensino da arte. Elemento da cultura visual, o tema em foco contribuiu para: o desenvolvimento perceptivo, sensível, crítico; o alfabetismo visual dos alunos, além de promover possíveis relações com outras áreas do conhecimento. Para tanto, investigou-se o conceito, os elementos básicos e constitutivos da sintaxe visual da padronagem, um possível percurso histórico, cultural e artístico. Apresenta-se também o projeto de ensino em arte desenvolvido no estágio supervisionado em Artes Visuais, com o objetivo de aproximar a prática com o que foi abordado na teoria deste trabalho. Assim, a pesquisa objetivou lançar um olhar mais refinado a respeito do tema padronagens, principalmente por sua capacidade de promover diálogos entre arte, design, história, cotidiano e também por contribuir para a aprendizagem dos alunos através dessas múltiplas relações. Um dos resultados da pesquisa, atrelado à prática de ensino, foi o de desmistificar que objetos do design e do cotidiano, por exemplo, não podem estar presentes no ensino da arte, ou não estão relacionados a ela. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (665)
Este item está licenciado na Creative Commons License