A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O objetivo geral desse estudo foi analisar algumas das contribuições do Projeto de Extensão Laboratórios Abertos, aplicado a estudantes que estão no último ano ou já concluíram o Ensino Médio, que visam futuro ingresso no Ensino Superior. Para tanto, foi investigado o papel da experimentação na construção do conhecimento científico e sua relevância para a aprendizagem e a inclusão científica, no decorrer das atividades finais do projeto. As atividades foram observadas e, ao término, alguns estu ...
O objetivo geral desse estudo foi analisar algumas das contribuições do Projeto de Extensão Laboratórios Abertos, aplicado a estudantes que estão no último ano ou já concluíram o Ensino Médio, que visam futuro ingresso no Ensino Superior. Para tanto, foi investigado o papel da experimentação na construção do conhecimento científico e sua relevância para a aprendizagem e a inclusão científica, no decorrer das atividades finais do projeto. As atividades foram observadas e, ao término, alguns estudantes foram entrevistados individualmente com relação aos experimentos realizados e suas percepções quanto ao projeto e à Universidade. A partir da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, foram analisadas as respostas dos estudantes para os conceitos abordados nos experimentos. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades propostas despertaram o interesse dos alunos ao proporcionar um contato prático com a química. Observou-se, também, que o planejamento das atividades de discussão prévia à execução dos experimentos é de suma importância para viabilizar a ancoragem dos novos conceitos aos subsunçores. Foi possível evidenciar nas entrevistas o sentimento de inclusão desses estudantes, refletindo em elevação na autoestima e expressões de motivação pessoal. Assim, iniciativas como essa devem ser incentivadas para a formação de cidadãos mais conscientes de sua atuação na sociedade. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License