A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos
dc.contributor.advisor | Salgado, Tania Denise Miskinis | pt_BR |
dc.contributor.author | Venturi, Vanessa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-16T02:08:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/139079 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral desse estudo foi analisar algumas das contribuições do Projeto de Extensão Laboratórios Abertos, aplicado a estudantes que estão no último ano ou já concluíram o Ensino Médio, que visam futuro ingresso no Ensino Superior. Para tanto, foi investigado o papel da experimentação na construção do conhecimento científico e sua relevância para a aprendizagem e a inclusão científica, no decorrer das atividades finais do projeto. As atividades foram observadas e, ao término, alguns estudantes foram entrevistados individualmente com relação aos experimentos realizados e suas percepções quanto ao projeto e à Universidade. A partir da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, foram analisadas as respostas dos estudantes para os conceitos abordados nos experimentos. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades propostas despertaram o interesse dos alunos ao proporcionar um contato prático com a química. Observou-se, também, que o planejamento das atividades de discussão prévia à execução dos experimentos é de suma importância para viabilizar a ancoragem dos novos conceitos aos subsunçores. Foi possível evidenciar nas entrevistas o sentimento de inclusão desses estudantes, refletindo em elevação na autoestima e expressões de motivação pessoal. Assim, iniciativas como essa devem ser incentivadas para a formação de cidadãos mais conscientes de sua atuação na sociedade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Experimentos : Ensino : Química | pt_BR |
dc.subject | Ensino de quimica | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | A experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Poletto, Fernanda | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000989010 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Química (579)