Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorVenturi, Vanessapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-16T02:08:03Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/139079pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral desse estudo foi analisar algumas das contribuições do Projeto de Extensão Laboratórios Abertos, aplicado a estudantes que estão no último ano ou já concluíram o Ensino Médio, que visam futuro ingresso no Ensino Superior. Para tanto, foi investigado o papel da experimentação na construção do conhecimento científico e sua relevância para a aprendizagem e a inclusão científica, no decorrer das atividades finais do projeto. As atividades foram observadas e, ao término, alguns estudantes foram entrevistados individualmente com relação aos experimentos realizados e suas percepções quanto ao projeto e à Universidade. A partir da teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, foram analisadas as respostas dos estudantes para os conceitos abordados nos experimentos. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades propostas despertaram o interesse dos alunos ao proporcionar um contato prático com a química. Observou-se, também, que o planejamento das atividades de discussão prévia à execução dos experimentos é de suma importância para viabilizar a ancoragem dos novos conceitos aos subsunçores. Foi possível evidenciar nas entrevistas o sentimento de inclusão desses estudantes, refletindo em elevação na autoestima e expressões de motivação pessoal. Assim, iniciativas como essa devem ser incentivadas para a formação de cidadãos mais conscientes de sua atuação na sociedade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExperimentos : Ensino : Químicapt_BR
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleA experimentação em química como ferramenta educacional e de inclusão social : projeto laboratórios abertospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPoletto, Fernandapt_BR
dc.identifier.nrb000989010pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples