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dc.contributor.advisorSenna, Luiz Afonso dos Santospt_BR
dc.contributor.authorPereira, Daniel Paganopt_BR
dc.date.accessioned2016-04-15T02:08:52Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/138358pt_BR
dc.description.abstractAtualmente a crescente necessidade de infraestrutura gerada pela grande demanda de veículos automotores vem motivando discussões a respeito de como gerir o transporte nas cidades. No Brasil e em Porto Alegre as estatísticas não são diferentes, e mostram um crescimento assustador ao longo dos últimos anos. Na capital gaúcha, por exemplo, já se superou a marca de um veículo a cada dois habitantes. Alternativas vêm sendo pensadas e discutidas em âmbito mundial e nacional, com algumas práticas bastante tradicionais e outras um tanto inovadoras sendo colocadas em funcionamento. Há algumas práticas que causam mais impacto quando se trata de um espaço geográfico mais reduzido, como os centros das grandes cidades ou regiões de grande concentração de veículos. Em Londres, por exemplo, há um sistema de pedágio urbano desde 2003, que cobra o usuário por transitar pelo centro da cidade. Na primeira partedo trabalho são apresentadas as externalidades causadas pelos automóveis e possíveis soluções de oferta. Posteriormente, caracteriza o sistema de pedágio urbano, destacando suas utilidades e principais funções. Com o sistema caracterizado, estudou-se os casos de experiências internacionais já em funcionamento, como o caso de Londres, Singapura, Estocolmo e Milão, apresentando seu funcionamento, formas de cobrança, histório de implantação e resultados alcançados ao longo dos anos quanto ao gerenciamento do tráfego, sua influência no transporte público e na disseminação de outros modais, resultados relativos ao meio ambiente e também uma análise econômica. A última parte do trabalho consistiu na aplicação de pesquisa de aceitação ao pedágio na região central de Porto Alegre. Utilizou-se do método de preferência declarada para avaliar a sensibilidade dos usuários de carro da região quanto a inserção de um sistema de cobrança para o acesso ao centro. Assim, foi possível criar cenários de redução de tráfego e geração de receita frente as tarifas e benefícios dados como opção aos entrevistados. A pesquisa mostrou resultados coerentes, tendo suas maiores reduções de tráfego relacionados as maiores tarifas de pedágio.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titlePedágio urbano : estudo para o caso da Região Central de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000989160pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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