Financimento de rodovias : viabilidade de implantação de praças de pedágio
dc.contributor.advisor | Senna, Luiz Afonso dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Conte, Tiane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-15T02:08:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/138343 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta de forma simplificada uma análise econômica e qualitativa da implantação de praças de pedágio em rodovias. O pedágio como fonte de investimentos tem sido tendência mundial tendo em vista a diminuição de investimentos provenientes do poder público. Através da concessão de rodovias a parceiros privados, os governos garantem a manutenção, conservação e melhorias da malha viária sem comprometer o orçamento público, podendo investir em outras áreas de maior necessidade. O principal objetivo do trabalho é mostrar uma tarifa mínima que deve ser cobrada para que seja viável a implantação da praça e, principalmente, viabilize obras de duplicação no trecho considerado. Através de conceitos econômicos de Análise Custo Benefício, igualando o Valor Presente Líquido (VPL) a zero e buscando determinada Taxa Interna de Retorno (TIR), chegou-se a uma tarifa mínima para a implantação da praça de pedágio. A ERS-324, objeto desse estudo, é uma das principais vias de escoamento de produtos do Estado e, também, é conhecida como “Rodovia da Morte” pelo alto índice de acidentes com vítimas na sua extensão, justificando assim, a necessidade de investimentos em melhorias. A rodovia está inclusa no Plano Estadual de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul e será a primeira a ser anunciada para concessão à iniciativa privada do programa de concessões. A partir dos dados de referência da Rodovia do Frango, já publicados pela ANTT, estimou-se um fluxo de caixa simplificado para chegar aos resultados almejados, comprovando a viabilidade da implantação da praça de pedágio e mostrando os diferentes cenários possíveis. Para definir a melhor alternativa, estudos mais aprofundados e detalhados devem ser realizados para cada caso. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Financimento de rodovias : viabilidade de implantação de praças de pedágio | pt_BR |
dc.title.alternative | Financiamento de rodovias : viabilidade de implantação de praças de pedágio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000989626 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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