E o “professor" não pode ser negro? o jornalismo esportivo e seu olhar sobre o racismo
dc.contributor.advisor | Deus, Sandra de Fatima Batista de | pt_BR |
dc.contributor.author | Nogueira, Hudson de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-13T02:07:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/137798 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo apresenta uma análise de notícias dos sites ESPN e da globoesporte.com, referentes aos anúncios de técnicos negros nos clubes da elite do futebol brasileiro, tendo como recorte temporal o período de janeiro de 2013 até novembro de 2015. O intuito principal é averiguar a ocultação do fato desses profissionais serem afrodescendentes. Ancorado nos contextos históricos e sociais do Brasil desde a implantação da prática do novo esporte bretão, passando principalmente pelo processo de exclusão e posterior inserção que os negros passaram ao longo do tempo, até finalmente, observar as abordagens que o jornalismo esportivo trata sobre o tema proposto. Somado a isso, trataremos sobre a maneira como a invisibilidade simbólica e o racismo velado estão presentes, não só no mundo do futebol, mas também na prática jornalística. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Jornalismo esportivo | pt_BR |
dc.subject | Preconceito racial | pt_BR |
dc.title | E o “professor" não pode ser negro? o jornalismo esportivo e seu olhar sobre o racismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000988100 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Comunicação Social (1829)