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dc.contributor.advisorHagen, Sean Aquerept_BR
dc.contributor.authorSá, Kathlyn Moreira dept_BR
dc.date.accessioned2016-04-13T02:06:53Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/137789pt_BR
dc.description.abstractA condição de celebridade atribuída a alguns apresentadores de telejornais é o assunto desta monografia. Tendo como objeto a jornalista Ticiana Villas Boas, que esteve na bancada do Jornal da Band por sete anos e, em 2015, migrou para o entretenimento para conduzir o reality gastronômico Bake Off – Brasil do SBT, a pesquisa propõe compreender como os textos jornalísticos de revistas impressas e portais online constroem esta apresentadora enquanto profissional e celebridade. A base teórica no que se refere à celebridade está no conceito de olimpiano, proposto por Morin (2011), e o âmbito do jornalismo é firmado na ideia de tribo jornalística, definida por Traquina (2013). Entendendo o jornalismo a partir das teorias construcionistas, o trabalho parte do pressuposto de que os discursos jornalísticos produzem sentidos que se repetem e se complementam quando tratam da jornalista, por isso a metodologia adotada foi a Análise do Discurso de linha francesa. O corpus foi composto por 75 notícias de 2012 a 2015, que originaram três categorias de formações discursivas sobre esta apresentadora-estrela: ostentação, reconhecimento e incoerência (entre o jornalismo e olimpianismo). Foi possível perceber que a olimpiana se sobrepõe à jornalista devido à vida luxuosa proporcionada pelo casamento com um empresário bilionário e à forma como ela se porta nas entrevistas. Mesmo quando a carreira recebe maior atenção dos veículos – o que paradoxalmente ocorre quando a apresentadora já está no entretenimento –, o reconhecimento profissional não consegue ser completo, porque frequentemente é ofuscado pelo sentido de celebridade, que fala mais alto. O jornalismo parece ser apenas a passagem para algo que vai além da informação: a fama.pt_BR
dc.description.abstractThe celebrity status assigned to some newscasters is the subject of this monograph. Having as object the journalist Ticiana Villas Boas, who was on Jornal da Band for seven years and in 2015 moved to entertainment to present the gastronomic reality Bake Off – Brasil on SBT, this research proposes to understand how journalistic texts of printed magazines and informative sites build her as a journalist and celebrity. The theoretical basis used to refer to celebrity is the concept of Olympian proposed by Morin (2011), and the ambit of journalism is thought of the idea of a journalistic tribe defined by Traquina (2013). Understanding journalism from the constructionist theories, this paper assumes that journalistic discourses produce meanings that are repeated and complement each other when talk about this journalist, therefore French Discourse Analysis was chosen as methodology. The corpus is consisted of 75 news from 2012 to 2015 resulting in three categories of discursive formations embedded in the construction of the presenter-star: ostentation, recognition and inconsistency (between journalism and Olympian). In Ticiana Villas Boas’ case, the results indicate that Olympian overlaps the journalist because of the luxurious life provided by the marriage to a billionaire businessman and the way she behaves in interviews. Even when the professional life gets more attention on the news – which paradoxically occurs when she is on entertainment – professional recognition cannot be complete because it is often overshadowed by the meaning of celebrity. Journalism only seems to be the passport to something bigger than information: fame.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTele-journalismen
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.subjectDiscurso jornalísticopt_BR
dc.subjectNewscasteren
dc.subjectCelebrityen
dc.subjectVillas Boas, Ticianept_BR
dc.subjectOlympianen
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectTiciana Villas Boasen
dc.titleComo a apresentadora Ticiana Villas Boas é construída enquanto celebridade pelo discurso jornalístico: de “operária da notícia” a “senhora Friboi”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000988122pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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