Elfos, anões e mulheres: a produção dos fãs de Tolkien sobre a inserção de Tauriel em O Hobbit
dc.contributor.advisor | Jacks, Nilda Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.author | Leon, Graziela Bassetti de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-09T02:28:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/135463 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo analisar a recepção dos fãs da obra de Tolkien às alterações feitas por Peter Jackson em suas adaptações cinematográficas. Através da análise das publicações de fãs sobre a personagem Tauriel na plataforma Tumblr, este estudo buscou identificar os critérios empregados pelos fãs para a aceitação de novos elementos a uma narrativa consolidada, mais especificamente, a inserção de uma personagem feminina. A revisão teórica articulou conceitos de participação de fãs, da composição de comunidades e da construção do feminino em narrativas. As postagens dos fãs foram analisadas através de observação participante e, através do cruzamento das informações coletadas e dos conceitos teóricos desenvolvidos, foi possível identificar características específicas de linguagem, interpretação e crítica utilizados pelos fãs ao tratar da personagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to analyze Tolkien fans reception to the changes made by Peter Jackson on his movie adaptations. Through assessing fan publications about the character Tauriel on the Tumblr blogging platform, this study intended to identify fan criteria on accepting new elements added to an already consolidated narrative; more specifically, the insertion of a female character. Literature review was conducted to articulate concepts about fan participation, community composition, and the construction of the feminine in narratives. Fan publications were analyzed through participant observation. Through relating the collected information to the theoretical concepts presented, it was possible to identify specific characteristics of language, interpretation, and criticism used by fans when talking about the character. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tauriel | en |
dc.subject | Fãs | pt_BR |
dc.subject | O Hobbit (Filme) | pt_BR |
dc.subject | The Hobbit | en |
dc.subject | Fans | en |
dc.subject | Representação do feminino | pt_BR |
dc.subject | Fandom | en |
dc.subject | Fanworks | en |
dc.subject | Women | en |
dc.title | Elfos, anões e mulheres: a produção dos fãs de Tolkien sobre a inserção de Tauriel em O Hobbit | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Costa, Sarah Moralejo da | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000987855 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Comunicação Social (1830)