Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Helenicept_BR
dc.contributor.authorFernandes, Pedro de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-09T02:28:53Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135460pt_BR
dc.description.abstractO lançamento da pasta de amendoim Paçoquita Cremosa trouxe uma considerável e peculiar comoção nas redes sociais digitais. Fato curioso é que não havia uma grande estratégia de marca, mas sim um interesse do público em comunicar o produto. Mas o que leva esses indivíduos a gerar espontânea e voluntariamente tamanha repercussão? Uma provável hipótese envolve as motivações destes usuários. Nesse estudo de caso, investigou-se o conteúdo das manifestações em prol da marca no Twitter do ponto de vista do público: como se configura esse fenômeno e de que forma os elementos de linguagem presentes nas manifestações as identificam como instrumentos de construção de identidade dentro da rede? A escolha desta monografia envolve uma inquietação que se volta para o meio acadêmico da comunicação e o âmbito mercadológico, no sentido de promover uma intersecção entre ambos. Para tanto, foi utilizado um método de estudo de caso onde analisamos a marca e o público, com maior enfoque sobre este último e seus respectivos tuítes, buscando entender suas motivações no âmbito da linguagem e identidade. Por fim, concluímos que existem demandas identitárias manifestadas nas redes sociais digitais que não necessariamente são (mas poderiam ser) correspondidas pelos atores mercadológicos aos quais elas se voltam. Ainda sobre tais manifestações, foi possível identificar potenciais criativos e de construção de linguagem dentro da rede, cujo caráter de constantes transformações, unido ao fator capital social, torna-se terreno fértil para inovação e proposições sócio-mercadológicas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectTwitter (Site)pt_BR
dc.titlePaçoquita cremosa e a linguagem do culto ao produto: estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987862pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples