Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrytoluk, Andre Luispt_BR
dc.contributor.authorBugança, Karinept_BR
dc.date.accessioned2016-04-09T02:28:46Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135448pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho realiza um estudo de caso dos cinco filmes brasileiros de maior bilheteria entre os anos de 2013 e 2015, com o objetivo de analisar como os anunciantes estão utilizando este meio para promover sua marca ou produto. Explora a ocorrência das inserções publicitárias na configuração atual do cinema brasileiro e verifica qual a estratégia mais utilizada pelos anunciantes. É realizado um resgate histórico do cinema brasileiro, bem como a publicidade no cinema com enfoque nas ações publicitárias nos filmes nacionais. Para dar conta dessa análise, desenvolveuse uma definição conceitual das técnicas de m erchandising , advertainment e p roduct placement . Concluise que o cinema ainda é um grande alvo dos anunciantes, e por mais que essas produções cinematográficas sejam do mesmo gênero, o humor, as marcas/produtos praticamente não se repetem. O segmento automotivo é o mais presente nas narrativas ficcionais e a técnica p roduct placement é a mais utilizada pelos anunciantes para expor sua marca/produto.pt_BR
dc.description.abstractThis paper develops a case study on the five Brazilian movies with highest ticket sales between 2013 and 2015, with the goal of analyzing how the advertisers are utilizing this kind of channel to promote their brand and products. It explores the occurrence of the commercials on the current Brazilian film industry and verifies which strategy is the most utilized by the advertisers. A research on the history of the Brazilian cinema and advertising on the cinema was developed – with focus on the advertising campaigns present in the Brazilian movies. To achieve this, a definition of the merchandising techniques, advertainment and product placement was developed. We can conclude that the cinema still is a big target among the advertisers and even though the cinematographic production have the same aspects, the humor and the brands/products that invest in commercials, basically are not repeated. The automotive business is the most active on the fictional narratives and the product placement technique is the favorite amongst the advertisers to expose their brands.We can conclude that even though the cinematographic production has the same aspects, the humor and the brands/products, basically are not repeated. The automotive business is the most active on the fictional narratives and the product placement technique is the favorite amongst the advertisers to expose their brands and products.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectBrazilian cinemaen
dc.subjectMerchandisingpt_BR
dc.subjectMerchandisingen
dc.subjectAdvertainmenten
dc.subjectProduct placementen
dc.titleTécnicas de merchandising no cinema nacional : estudo sobre os cinco filmes brasileiros de maior bilheteria dos últimos dois anospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987980pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples