O ensaio e a escrita acadêmica
dc.contributor.author | Larrosa Bondía, Jorge | pt_BR |
dc.contributor.author | Dorneles, Malvina do Amaral | pt_BR |
dc.contributor.author | Fischer, Rosa Maria Bueno | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-07T17:55:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-6236 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/135317 | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se de problematizar a academia do ponto de vista de suas políticas da linguagem ou, mais concretamente, do ponto de vista das modalidades de leitura e de escrita que privilegia e que proíbe. Trata-se de refletir sobre a escrita e a leitura acadêmica a partir do ensaio, gênero híbrido ancorado num tempo e espaço claramente subjetivo e que parece opor-se, ponto a ponto, às regras de pureza e de objetividade que imperam na academia. A pergunta que atravessa o texto é se é possível ensaiar em educação ou, dito de outro modo, habitar o espaço educativo como ensaísta. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article problematizes academia from point of view of its language policies or, more concretely, from the point of view of the reading and writing modalities that it privileges and bans. The article inquires into academic writing and reading using, as a starting point, the essay, which is a hybrid gender anchored in a clearly subjective notion of space and time and which seems to oppose academia’s rules of purity and objectivity. The question that cuts across the article is whether is possible “to essay” in education or inhabit the educational space as an essayist. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 28, n. 2 (jul./dez. 2003), p. 101-115 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensaio | pt_BR |
dc.subject | Academic writing | en |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Essay | en |
dc.subject | Language | en |
dc.subject | Produção de textos | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.title | O ensaio e a escrita acadêmica | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000431492 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40021)Ciências Humanas (6885)