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dc.contributor.advisorCattani, Maria Luciapt_BR
dc.contributor.authorSoares, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2008-07-29T04:12:40Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13509pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa problematiza a diversificação de imagens realizada a partir de meios reprodutivos. Para complementar a reflexão proposta, são estabelecidos pontos de conexão entre trabalhos de artistas contemporâneos e a produção artística aqui apresentada. A reflexão sobre três séries de gravuras realizadas durante a pesquisa delineia a noção de diversificação de imagens a partir da transferência e utilização de imagens fotográficas tomadas como referenciais. Questiona-se por que diversificar através de uma técnica cuja finalidade é, em essência, multiplicar cópias de uma mesma matriz? Ou, se é possível diversificar através da cópia? Partindo da prática com a litografia, o processo se estende aos procedimentos fotográficos e encontra novos meios de reprodução de imagens, especialmente a infografia. Para melhor compreender a importância da fotografia neste processo é apresentado um breve estudo sobre a linguagem e história da fotografia, onde se examina a relação entre fotografia e gravura. Evidencia-se nesta pesquisa que a matriz da gravura, assim como o negativo da fotografia, também é inacabável, e que a possibilidade de diversificar uma imagem se dá a partir do retorno à matriz.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates the diversification of images engendered by the use of different means of reproduction. In order to complement the reflection proposed, connection points are established between the work of contemporary artists and the artistic production here presented. The reflection on three series of prints produced during the research reveals the idea of image diversification through the transference and use of photographs as referential images. This study considers the reasons for diversifying through a technique whose main purpose is to multiply the copies of a same matrix and if diversifying through copies is possible. Starting with lithography, the process is extended to the photographic procedures and includes the new means of image reproduction, especially the computer technologies. To have a better understanding of the importance of photography in this process, a brief study on the language and history of photography is presented, in which the relationship between photography and printmaking is examined. This research highlights that the matrix of printmaking is also endless, as the negative of a photograph, and that the possibility of diversifying an image relies on the return to the matrix.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiversificationen
dc.subjectTecnologia digital : Gravurapt_BR
dc.subjectFotografia : Gravurapt_BR
dc.subjectEndlessen
dc.subjectImagem : Diversificaçãopt_BR
dc.subjectMatrixen
dc.subjectInfografia : Arte : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectLitografia : Arte : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.titleDiversificação de imagens a partir de processos de reprodução gráfica : considerações sobre as séries Clareiras, pedra Quebrada e Profusãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000650117pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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