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dc.contributor.advisorKoller, Silvia Helenapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Ana Maria Frota Lisboa Pereira dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:07:34Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134396pt_BR
dc.description.abstractSurveys são um tipo especifico de delineamento de pesquisa empírica, que geralmente fazem uso de questionários de autorrelato. Entretanto, uma vez que devem ser padronizados e aplicados igualmente em todos os participantes, e as pessoas diferem em infinitas formas, os surveys devem ser planejados de forma a atingir a maior amostra possível. O cuidado na escolhas das escalas de resposta, a compreensão das diferenças individuais dos respondentes e o desenho do survey são alguns dos fatores que auxiliam a garantia de validade e fidedignidade dos resultados, bem como a maior participação em pesquisas. O estudo da metodologia de survey e da interação entre as propriedades do instrumento e do respondente configuram-se em estratégias importantes para a minimização de erros e aumento da produção científica de qualidade no país. Dificuldades em sua estrutura e na legislação vigente sobre pesquisa científica no Brasil podem impor limitações aos estudos por survey e tornar mais lento o avanço científico no país.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMetodologia da pesquisapt_BR
dc.subjectSurvey : Técnica de pesquisapt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleAspectos cognitivos e metodológicos em surveys : limitações e possibilidades da pesquisa brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987643pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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