Aspectos cognitivos e metodológicos em surveys : limitações e possibilidades da pesquisa brasileira
dc.contributor.advisor | Koller, Silvia Helena | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Ana Maria Frota Lisboa Pereira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-30T02:07:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134396 | pt_BR |
dc.description.abstract | Surveys são um tipo especifico de delineamento de pesquisa empírica, que geralmente fazem uso de questionários de autorrelato. Entretanto, uma vez que devem ser padronizados e aplicados igualmente em todos os participantes, e as pessoas diferem em infinitas formas, os surveys devem ser planejados de forma a atingir a maior amostra possível. O cuidado na escolhas das escalas de resposta, a compreensão das diferenças individuais dos respondentes e o desenho do survey são alguns dos fatores que auxiliam a garantia de validade e fidedignidade dos resultados, bem como a maior participação em pesquisas. O estudo da metodologia de survey e da interação entre as propriedades do instrumento e do respondente configuram-se em estratégias importantes para a minimização de erros e aumento da produção científica de qualidade no país. Dificuldades em sua estrutura e na legislação vigente sobre pesquisa científica no Brasil podem impor limitações aos estudos por survey e tornar mais lento o avanço científico no país. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Metodologia da pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Survey : Técnica de pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.title | Aspectos cognitivos e metodológicos em surveys : limitações e possibilidades da pesquisa brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000987643 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License