Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBordini, Maria da Glóriapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Camila Emanuele Martins dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-29T02:06:54Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134375pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva estudar, sob a perspectiva da melancolia, os livros Salsugem (1984) e Horto de Incêndio (1997), de Al Berto. O autor português produz escritos em que a temática da melancolia atravessa a palavra, o que justifica o debruçar-se sobre as construções textuais da poética albertiana, a fim de traçar-lhe novas possibilidades de leitura por esse ângulo. Para isso, com o intuito de compreender o discurso melancólico segue-se o embasamento teórico: de Klibansky, Panosfsky e Saxl (1991), a partir do livro Saturno e a melancolia; Benjamin, em Origem do drama trágico alemão (2011); Agamben (2007), em Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental; e o pensador romeno Emil Cioran (2011). Contrastando essas referências com os poemas de Al Berto, será possível relê-los a fim de atender a fenômenos contemporâneos que preocupam a sociedade: tristeza, angústia e depressão. Compreender de que forma são construídos, no discurso literário, esses fenômenos, pode ser proveitoso para o âmbito acadêmico, estabelecendo um diálogo interdisciplinar em que teoria literária, filosofia e ciências sociais venham a convergir.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo objetiva estudiar, por la mirada de la melancolía, los libros Salsugem (1984) y Horto de incêndio (1997), de Al Berto. El autor portugués produce escritos en que la temática de la melancolía atraviesa la palabra, lo que justifica el estudio de las construcciones textuales de la poética albertina, a fin de que se pueda delinear nuevas posibilidades de lectura por ese punto de vista. Con el intuito de comprehender el discurso melancólico el estudio va a seguir el embasamiento teórico: de Klibansky, Panosfsky e Saxl (1991), a partir del libro Saturno e la melancolía; de Benjamin, en Origem do drama trágico alemão (2011); de Agamben (2007), en Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental; y del pensador rumano Emil Cioran (2011). Contrastando las referencias con los poemas de Al Berto, será posible releerlos a fin de atender a los fenómenos contemporáneos que preocupan la sociedad: la tristeza, la angustia y la depresión. Comprender de cual forma ellos son construidos, en el discurso literario, puede ser provechoso para el ámbito académico. Elegirse para eso el diálogo interdisciplinar en que la teoría literaria, la filosofía y las ciencias sociales vengan a convergir.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSalsugemes
dc.subjectMelancoliapt_BR
dc.subjectLiteratura portuguesa : Poesiapt_BR
dc.subjectHorto de incêndioes
dc.subjectPoesia portuguesaes
dc.titleA melancolia em Al Bertopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987684pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples