Relacionando a função seno e fenômenos periódicos : uma experiência com mídias digitais
dc.contributor.advisor | Castro, Manuela Longoni de | pt_BR |
dc.contributor.author | Uebel, Tamara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T02:06:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134137 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema a trigonometria, com enfoque numa proposta didática que relaciona a função trigonométrica seno a fenômenos periódicos do cotidiano e utiliza mídias digitais no estudo dos conceitos envolvidos. Esta proposta tem como objetivo motivar o estudo da trigonometria e promover uma aprendizagem significativa. Utilizou-se a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, baseada em experiência de sala de aula. A prática de ensino foi realizada com os alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Westfália-RS. Com os resultados constatou-se que a relação estabelecida entre função seno e fenômenos periódicos do dia a dia foi muito válida e verificou-se ainda que as mídias digitais auxiliam os alunos na compreensão do conteúdo matemático função seno. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.subject | Mídias digitais | pt_BR |
dc.title | Relacionando a função seno e fenômenos periódicos : uma experiência com mídias digitais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000984798 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License