Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorArcego, Priscilapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-24T02:06:42Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134136pt_BR
dc.description.abstractA utilização dos recursos tecnológicos pode contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem à medida que ocorra uma interação consciente do estudante com esses recursos. Nesse sentido, a Teoria de Aprendizagem denominada Construcionismo, proposta por Seymour Papert, considera esses pressupostos e propõe que o computador, como um destes recursos, seja considerado um meio para a construção do conhecimento. Assim, o aprendiz constrói o seu conhecimento por meio do desenvolvimento de um produto. Dessa forma, nossa pesquisa foi composta por uma experiência didática, baseada nos princípios do Construcionismo, na qual cada aprendiz desenvolveu um applet¹ com o software Geogebra sobre função afim, o qual pôde ser mostrado/apresentado aos colegas. Nessa perspectiva, o professor agiu como o mediador do processo instigando os estudantes a explorar os recursos disponibilizados e estabelecer as relações matemáticas fundamentais. A experiência teve como principal objetivo investigar e analisar as contribuições do uso do software Geogebra e da geometria dinâmica no ensino de funções afins, com foco no último ano do ensino fundamental. A proposta buscou relacionar conceitos matemáticos aparentemente abstratos com situações do cotidiano, utilizando como recurso um software dinâmico e interativo. O estudo das funções por meio da interação com o ambiente de aprendizagem do Geogebra abordou diversos elementos geométricos, os quais estavam sujeitos à movimentos e posicionamentos variados a partir das possibilidades da Geometria Dinâmica.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFuncoespt_BR
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.titleO ensino de funções em uma escola do campo a partir da produção de applets no software GeoGebrapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984700pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples