O ensino de quadriláteros e suas propriedades com o uso do GeoGebra : uma análise segundo o modelo de Van Hiele
dc.contributor.advisor | Notare, Márcia Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | Thums, Cindy Maiara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T02:06:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134109 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por finalidade verificar como ocorre a aprendizagem dos quadriláteros e suas propriedades em ambiente de geometria dinâmica, à luz da teoria das cinco fases de aprendizagem do modelo Van Hiele. Para isso, foi realizada uma experiência com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, na qual os alunos realizaram atividades exploratórias e de construção utilizando o software GeoGebra. A referida pesquisa é de caráter qualitativo, sendo esta realizada por meio de observações, aplicações de atividades no laboratório de informática, e com a realização de um breve questionário. Os dados foram analisados a partir da proposta do Modelo Van Hiele, conforme Nasser et al (2010), buscando analisar as competências dos alunos quanto à compreensão das definições dos diferentes quadriláteros e suas propriedades. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | GeoGebra : Software | pt_BR |
dc.subject | Geometria dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa qualitativa | pt_BR |
dc.title | O ensino de quadriláteros e suas propriedades com o uso do GeoGebra : uma análise segundo o modelo de Van Hiele | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000983658 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License