Uma proposta didática para o estudo do triângulo retângulo e do teorema de Pitágoras
dc.contributor.advisor | Dalcin, Andréia | pt_BR |
dc.contributor.author | Dias, Natali Medeiros | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T02:06:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134108 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo sintetiza o Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido no Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé para a Formação do Professor de Matemática que teve por objetivo analisar uma proposta didática para o ensino do Teorema de Pitágoras com o uso de Tecnologia Digital. Foram realizadas atividades com alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Pedro II em Santo Ângelo com o uso do software GeoGebra. A análise de dados foi realizada por meio dos registros das atividades e um questionário. Concluímos que os objetivos elencados neste trabalho foram atingidos uma vez que os alunos compreenderam que o triângulo que possui um ângulo reto interno é um triângulo retângulo independentemente do seu posicionamento e neste polígono é aplicado o Teorema de Pitágoras. A identificação da hipotenusa e dos catetos no triângulo retângulo também ficou entendida conforme é mostrado nas atividades desenvolvidas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teorema de Pitágoras | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra : Software | pt_BR |
dc.title | Uma proposta didática para o estudo do triângulo retângulo e do teorema de Pitágoras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000984668 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License

-
Exact and Earth Sciences (290)