Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorPies, Lucilene Mauerpt_BR
dc.date.accessioned2016-03-24T02:06:30Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134107pt_BR
dc.description.abstractMotivados pela vontade de despertar o interesse dos alunos e aperfeiçoar o método de ensino, muitos educadores tem buscado inserir em suas práticas docentes diferentes recursos didáticos, que fujam do tradicional “quadro e giz”. Nesta direção, o objetivo principal deste trabalho consiste em elaborar e aplicar um plano didático que, além de conduzir o processo de iniciação de aprendizagem dos conteúdos geométricos: área e perímetro de quadrados e retângulos, seja também capaz de identificar a eficácia da utilização de diferentes recursos e o grau de interesse despertado nos alunos. A metodologia deste trabalho foi baseada principalmente na utilização da técnica de observação participante. A prática pedagógica foi desenvolvida em uma turma do 6° ano do ensino fundamental, no Colégio La Salle Niterói, em Canoas- RS. As atividades desenvolvidas tinham por objetivos: (i) relacionar os conceitos geométricos com o cotidiano dos alunos; (ii) evidenciar as potencialidades da utilização do Geogebra no processo de iniciação do aprendizado do conteúdo; e (iii) avaliar a eficácia da utilização de diferentes recursos didáticos nas aulas de Matemática. A avaliação das atividades executadas, bem como a performance dos alunos durante o processo do aprendizado permitiu identificar os diferentes benefícios da inserção de mídias digitais no ensino da geometria básica.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.titleÁrea e perímetro com o uso de mídias digitais : uma proposta de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984423pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples