Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVarriale, Maria Cristinapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Laís de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-24T02:06:29Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134105pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda a utilização do computador em sala de aula, em específico o UCA1 (Um Computador Por Aluno), e também, o uso do software GeoGebra2. Desta forma, tem o objetivo de relatar o primeiro contato de alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Novo Hamburgo com uma proposta de investigação, onde o professor interfere o mínimo possível e, os alunos devem a partir do uso da geometria dinâmica chegar às suas próprias conclusões, incentivando-os a questionar e tomar decisões. Após, foi realizada uma discussão de socialização das respostas obtidas na investigação para que os discentes, com o intermédio do professor, compartilhassem suas conclusões e chegassem às definições e fórmulas. Foram produzidos arquivos no GeoGebra no qual os alunos, ao moverem as figuras, pudessem observar o que acontece com estas, a fim de que visualizassem a proveniência do cálculo da área, para então, chegar à dedução das fórmulas. Foi possível perceber que os alunos adquiriram a noção de variável em uma fórmula ou equação e aprenderam o cálculo da área do paralelogramo, do losango e do trapézio.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
dc.titleCálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984344pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples