Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica
dc.contributor.advisor | Monzon, Larissa Weyh | pt_BR |
dc.contributor.author | Roncaglio, Viviane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T02:06:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/134095 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo trata da análise de uma exploração de elementos geométricos utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra, verificando a influência do uso desse recurso no ensino e aprendizagem de conceitos geométricos. Para tanto, iremos analisar uma ação desenvolvida com professores de Matemática e Física, alunos de um curso de pós-graduação de uma universidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. A fundamentação teórica a ser considerada foi a Teoria dos Registros de Representação de Duval, a qual será utilizada para analisar os registros produzidos pelos professores-estudantes. Os instrumentos da pesquisa são: os procedimentos utilizados para o desenvolvimento de duas atividades propostas, todas as construções desenvolvidas no software. A partir das análises realizadas podemos concluir que o software GeoGebra influência de forma positiva o processo de ensino e aprendizagem de conceitos geométricos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra : Software | pt_BR |
dc.title | Explorando conceitos de geometria plana com auxílio do software GeoGebra à luz da teoria dos registros de representação semiótica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000984944 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License