Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho teve como objetivo principal contribuir para o ensino de frações com o uso de mídias digitais, no caso o computador e o software GeoGebra. Esta iniciativa surgiu diante da dificuldade demonstrada pelos alunos de sexto ano em entender o conceito de frações semelhantes, como também, a adição e subtração de frações. O professor adotou a metodologia da engenharia didática para a realização dessa prática. Antes e após a aplicação das atividades com os alunos, foram feitas análises sobr ...
Este trabalho teve como objetivo principal contribuir para o ensino de frações com o uso de mídias digitais, no caso o computador e o software GeoGebra. Esta iniciativa surgiu diante da dificuldade demonstrada pelos alunos de sexto ano em entender o conceito de frações semelhantes, como também, a adição e subtração de frações. O professor adotou a metodologia da engenharia didática para a realização dessa prática. Antes e após a aplicação das atividades com os alunos, foram feitas análises sobre este trabalho em ambiente informatizado. Observou-se que em turmas com mais de trinta alunos em um laboratório com dois ou três alunos por computador, apesar das dificuldades, é possível melhorar a aprendizagem com o uso de recursos digitais. Ao final, apresentam-se reflexões para uma aplicação futura de um trabalho semelhante. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License