Um modelo de equações estruturais aplicado a dados de satisfação de alunos do ensino superior privado
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Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A Modelagem de Equações Estruturais (MEE) é uma poderosa técnica estatística que permite o pesquisador estudar o comportamento simultâneo de diversas variáveis em um modelo. No entanto, devido a sua nomenclatura diferenciada e caráter confirmatório, necessita-se um bom entendimento e familiaridade com a técnica. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a técnica de Modelagem de Equações Estruturais e demonstrar uma aplicação prática em dados reais proveniente de pesquisas de mercado. Pa ...
A Modelagem de Equações Estruturais (MEE) é uma poderosa técnica estatística que permite o pesquisador estudar o comportamento simultâneo de diversas variáveis em um modelo. No entanto, devido a sua nomenclatura diferenciada e caráter confirmatório, necessita-se um bom entendimento e familiaridade com a técnica. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a técnica de Modelagem de Equações Estruturais e demonstrar uma aplicação prática em dados reais proveniente de pesquisas de mercado. Para as análises foi utilizado o software R na versão 3.2.2 e sua extensão chamada lavaan na versão 0.5-20. Para os menos familiarizados com o R, trechos de código das análises são apresentados para facilitar o entendimento. Para a aplicação da técnica de MEE foram usados dados provenientes de pesquisas de mercado feitas com estudantes do setor educacional privado brasileiro. O modelo testado tinha o propósito de entender a associação de cinco fatores (Custo-benefício, Empregabilidade, Localização, Infraestrutura, Qualidade de Ensino e Tradição) com a variável resposta satisfação do aluno. A validação dos referidos fatores foi feita através da Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Considerando os resultados dessa análise, para o ajuste dos modelos, somente os fatores Custo-benefício, Localização, Infraestrutura e Qualidade de Ensino mostraram-se associados com a variável resposta. As medidas de ajuste dos modelos foram obtidas e nem todas se mostraram satisfatórias, entretanto uma das possíveis justificativas se deve ao fato dos dados analisados não terem sido coletados com o propósito de ser utilizada a MEE. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Estatística. Curso de Estatística: Bacharelado.
Coleções
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TCC Estatística (295)
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