A extensão na educação física da UFRGS : a serviço de que(m)
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Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A extensão universitária é tida como parte fundamental e articuladora junto ao ensino e a pesquisa, formando o chamado tripé característico das instituições públicas de ensino superior. A partir da minha experiência enquanto extensionista e da observação da realidade do curso deEducação Física da UFRGS, problematizo o modo como se organizam e são disponibilizadas as muitas atividades de extensão deste curso.Este estudo, de caráter qualitativo-quantitativo, classifica e cataloga as atividades de ...
A extensão universitária é tida como parte fundamental e articuladora junto ao ensino e a pesquisa, formando o chamado tripé característico das instituições públicas de ensino superior. A partir da minha experiência enquanto extensionista e da observação da realidade do curso deEducação Física da UFRGS, problematizo o modo como se organizam e são disponibilizadas as muitas atividades de extensão deste curso.Este estudo, de caráter qualitativo-quantitativo, classifica e cataloga as atividades de extensão a partir de dados recolhidos junto a COMEX-EsEFID e PROREXT. Relaciono esse panorama com a revisão de literatura, a luz de um apanhado histórico-conceitual da extensão e dos compromissos da universidade pública brasileira. Tomo como referencial, além do conceito de experiência de Jorge Larrosa, os de extensão de Edinaide Jezine, Paulo Freire, José de Melo Neto e Pedro Cruz, propondo uma reflexão crítica da prática extensionista. Deparo-me com uma considerável parcela de atividades destinadas à comunidade, entretanto realizadas dentro da instituição, não entrando em contato com a realidade local. Impondo, desta forma, uma política de arrecadação, na qual cobra pela participação nas atividades, construindo uma lógica de prestação –assistencialista- e venda –mercantilista- de serviços. Saliento a necessidade de romper os muros da universidade, aproximando as comunidades, com base no diálogo, respeitando e valorizando os saberes populares; para que seconstrua, assim, uma instituição calcadanos interesses da população que não tem acesso aos saberes e conhecimentos produzidos no âmbito da universidade e caminhando rumo a uma efetiva transformação social. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
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TCC Educação Física (1266)
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