A participação de rapazes praticantes de danças urbanas em uma escola de Canoas (RS)
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo tem como objetivo descrever e analisar a participação de rapazes integrantes do grupo adulto de Danças Urbanas de uma escola particular de Canoas (RS). Primeiramente, a pesquisa é de natureza qualitativa. Os instrumentos captação de informações que integram esta investigação são duas entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e coreógrafos de danças urbanas e quatro questionários aplicados aos alunos praticantes da mesma modalidade de dança. Os roteiros dos questionário ...
Este estudo tem como objetivo descrever e analisar a participação de rapazes integrantes do grupo adulto de Danças Urbanas de uma escola particular de Canoas (RS). Primeiramente, a pesquisa é de natureza qualitativa. Os instrumentos captação de informações que integram esta investigação são duas entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e coreógrafos de danças urbanas e quatro questionários aplicados aos alunos praticantes da mesma modalidade de dança. Os roteiros dos questionários e das entrevistas foram elaborados previamente e as entrevistas foram gravadas. Os procedimentos posteriores das entrevistas ocorreram da seguinte forma: transcrição, conferência de fidelidade, copidesque e pesquisa, devolução do documento aos entrevistados e correções finais, assinatura pelos depoentes da Carta de Cessão de Direitos Autorais, concedendo propriedade e diretos autorais ao Centro de Memória do Esporte. A análise foi feita considerando as seguintes categorias: o lugar que o grupo se insere, a escola; como os entrevistados ingressaram na prática da dança; o que os motivou; a participação dos rapazes no grupo. Pelos dados levantados a participação dos rapazes neste grupo se mostra uma possibilidade de borrar fronteiras de gênero, geralmente ligadas à prática da dança. Embora ainda com algumas diferenças entre as movimentações para meninos e meninas, há uma preocupação dos professores com relação a essa questão. ...
Abstract
This study aims to describe and analyze the participation of members of the adult group of boys Street Dance of a private school in Canoas (RS). First, research is qualitative in nature. Research instruments of this study are two semi-structured interviews with teachers and choreographers of street dance-four questionnaires given to students practicing the same type of dance. The scripts of the questionnaires and interviews were previously developed and interviews were recorded. The subsequent ...
This study aims to describe and analyze the participation of members of the adult group of boys Street Dance of a private school in Canoas (RS). First, research is qualitative in nature. Research instruments of this study are two semi-structured interviews with teachers and choreographers of street dance-four questionnaires given to students practicing the same type of dance. The scripts of the questionnaires and interviews were previously developed and interviews were recorded. The subsequent procedures of the interviews took place as follows: transcription fidelity conference, copy writing and search, returning the document to the respondents and final corrections, signed by the deponents of the Copyright Assignment Letter, granting property and copyright direct the Centro de Memória do Esporte. The analysis was made considering the following categories: the place that the group is present, the school; how respondents joined the dance practice; what motivated them; the participation of boys in the group. Data collected by the participation of boys in this group shows a possible blurring of gender boundaries usually associated with dance practice. Although still some differences between the movements for boys and girls, there is a concern of teachers to question this issue. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License