Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGoellner, Silvana Vilodrept_BR
dc.contributor.authorSoares, Katielle Segalapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-01T02:05:50Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133082pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo descrever e analisar a participação de rapazes integrantes do grupo adulto de Danças Urbanas de uma escola particular de Canoas (RS). Primeiramente, a pesquisa é de natureza qualitativa. Os instrumentos captação de informações que integram esta investigação são duas entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e coreógrafos de danças urbanas e quatro questionários aplicados aos alunos praticantes da mesma modalidade de dança. Os roteiros dos questionários e das entrevistas foram elaborados previamente e as entrevistas foram gravadas. Os procedimentos posteriores das entrevistas ocorreram da seguinte forma: transcrição, conferência de fidelidade, copidesque e pesquisa, devolução do documento aos entrevistados e correções finais, assinatura pelos depoentes da Carta de Cessão de Direitos Autorais, concedendo propriedade e diretos autorais ao Centro de Memória do Esporte. A análise foi feita considerando as seguintes categorias: o lugar que o grupo se insere, a escola; como os entrevistados ingressaram na prática da dança; o que os motivou; a participação dos rapazes no grupo. Pelos dados levantados a participação dos rapazes neste grupo se mostra uma possibilidade de borrar fronteiras de gênero, geralmente ligadas à prática da dança. Embora ainda com algumas diferenças entre as movimentações para meninos e meninas, há uma preocupação dos professores com relação a essa questão.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to describe and analyze the participation of members of the adult group of boys Street Dance of a private school in Canoas (RS). First, research is qualitative in nature. Research instruments of this study are two semi-structured interviews with teachers and choreographers of street dance-four questionnaires given to students practicing the same type of dance. The scripts of the questionnaires and interviews were previously developed and interviews were recorded. The subsequent procedures of the interviews took place as follows: transcription fidelity conference, copy writing and search, returning the document to the respondents and final corrections, signed by the deponents of the Copyright Assignment Letter, granting property and copyright direct the Centro de Memória do Esporte. The analysis was made considering the following categories: the place that the group is present, the school; how respondents joined the dance practice; what motivated them; the participation of boys in the group. Data collected by the participation of boys in this group shows a possible blurring of gender boundaries usually associated with dance practice. Although still some differences between the movements for boys and girls, there is a concern of teachers to question this issue.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDança de ruapt_BR
dc.subjectStreet danceen
dc.subjectHip hoppt_BR
dc.subjectDance at schoolen
dc.subjectGenreen
dc.subjectHip Hop cultureen
dc.titleA participação de rapazes praticantes de danças urbanas em uma escola de Canoas (RS)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMacedo, Christiane Garciapt_BR
dc.identifier.nrb000984202pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples