Motivação para a prática do futebol : um estudo com atletas de alto rendimento
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Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo quantitativo e descritivo tem como objetivo verificar os fatores motivacionais mais relevantes para a prática do futebol na opinião de atletas profissionais. O estudo contou com 109 atletas do sexo masculino, com idades entre 19 e 34 anos, que disputam o Campeonato Brasileiro da séria A, B e C de 2015. Para aquisição dos dados relacionados aos motivos da prática esportiva, foi utilizada a "Escala de Motivos para Prática Esportiva" (EMPE), a qual foi validada por Barroso (2007) para ...
Este estudo quantitativo e descritivo tem como objetivo verificar os fatores motivacionais mais relevantes para a prática do futebol na opinião de atletas profissionais. O estudo contou com 109 atletas do sexo masculino, com idades entre 19 e 34 anos, que disputam o Campeonato Brasileiro da séria A, B e C de 2015. Para aquisição dos dados relacionados aos motivos da prática esportiva, foi utilizada a "Escala de Motivos para Prática Esportiva" (EMPE), a qual foi validada por Barroso (2007) para população brasileira e é composta por 33 questões. Como a medida foi feita em uma escala nominal, foram estabelecidos os seguintes critérios: "nada importante" (para o nível 0), "pouco importante" (para os níveis 1, 2 e 3), "importante" (para os níveis 4, 5 e 6), "muito importante" (para os níveis 7, 8 e 9), e "totalmente importante" (para o nível 10). Posteriormente, as questões foram agrupadas em 7 domínios motivacionais, assim denominados: status, condicionamento físico, energia, contexto, técnica, afiliação e saúde. Os resultados mostraram que o fator relacionado à competência técnica foi a de maior importância no contexto geral para os atletas. No entanto, no teste de follow up de Tukey houve diferença estatística significativa no fator afiliação, entre a Série A e a Série B. Não houve diferenças estatísticas significativas entre A e C ou B e C. Em relação ao Teste de Correlação de Pearson apareceram correlações estatísticas significativas entre, o tempo de prática e o fator status, (r=-0,35, p<0,001); tempo de prática e o fator saúde, (r=+0,22, p<0,02); idade e o fator status, (r=-0,36, p<0,001); e idade e fator afiliação (r= -0,22, p<0,02). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
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TCC Educação Física (1194)
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