Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorCettolin, Luis Felipept_BR
dc.date.accessioned2016-03-01T02:05:39Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133071pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo descrever e entender como se desenvolvem as relações presentes entre as diferentes pessoas que transitam no contexto escolar, este ambiente constitui-se como terreno fértil para as relações interpessoais imersas em negociações e as estratégias estabelecidas acabam por configurar o que é a micropolítica escolar. Eentender a influência da micropolítica escolar no trabalho dos professores de Educação Física, compreender como o professor de Educação Física lida e opera frente à micropolítica escolar, como esse coletivo constrói seu trabalho docente e como articulam suas ações frente às singularidades do projeto político-administrativo-pedagógico das escolas são os objetos de estudo do trabalho. Assim, identificando as relações entre o docente de Educação Física e os atores do cenário escolar onde está inserido e seus efeitos sobre a sua prática pedagógica. Foi feita uma investigação de caráter qualitativo que teve como opção metodológica as observações feitas por mim no meu diário de campo e a análise de entrevistas semiestruturadas com duas professoras de Educação Física de duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Alvorada. O estudo possibilitou compreender que o trabalho do professor pode sofrer influências por meio de coalizões, alianças e conflitos, onde a prática docente está intrinsecamente vinculada à organização do seu lugar de trabalho e com as relações que são estabelecidas com os demais atores da comunidade escolar. Compreender os discursos destes colaboradores foi uma oportunidade para buscar alternativas que qualifiquem relações, promovam a valorização profissional, onde o professor possa se posicionar em relação à micropolítica e atuar de forma transformadora, e a melhoria da organização e gestão escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleO trabalho docente da educação física e as dinâmicas de micropolítica escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984189pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples