O trabalho docente da educação física e as dinâmicas de micropolítica escolar
dc.contributor.advisor | Bossle, Fabiano | pt_BR |
dc.contributor.author | Cettolin, Luis Felipe | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-01T02:05:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133071 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo descrever e entender como se desenvolvem as relações presentes entre as diferentes pessoas que transitam no contexto escolar, este ambiente constitui-se como terreno fértil para as relações interpessoais imersas em negociações e as estratégias estabelecidas acabam por configurar o que é a micropolítica escolar. Eentender a influência da micropolítica escolar no trabalho dos professores de Educação Física, compreender como o professor de Educação Física lida e opera frente à micropolítica escolar, como esse coletivo constrói seu trabalho docente e como articulam suas ações frente às singularidades do projeto político-administrativo-pedagógico das escolas são os objetos de estudo do trabalho. Assim, identificando as relações entre o docente de Educação Física e os atores do cenário escolar onde está inserido e seus efeitos sobre a sua prática pedagógica. Foi feita uma investigação de caráter qualitativo que teve como opção metodológica as observações feitas por mim no meu diário de campo e a análise de entrevistas semiestruturadas com duas professoras de Educação Física de duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Alvorada. O estudo possibilitou compreender que o trabalho do professor pode sofrer influências por meio de coalizões, alianças e conflitos, onde a prática docente está intrinsecamente vinculada à organização do seu lugar de trabalho e com as relações que são estabelecidas com os demais atores da comunidade escolar. Compreender os discursos destes colaboradores foi uma oportunidade para buscar alternativas que qualifiquem relações, promovam a valorização profissional, onde o professor possa se posicionar em relação à micropolítica e atuar de forma transformadora, e a melhoria da organização e gestão escolar. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | O trabalho docente da educação física e as dinâmicas de micropolítica escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000984189 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Educação Física (1266)