Clown – o prazer de ser ridículo : por uma proposta lúdica na formação do professor
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O trabalho, intitulado Clown – O Prazer de Ser Ridículo: por uma proposta lúdica na formação do professor, apresenta a trajetória da pesquisadora Eveliana Marques, na área teatral, destacando o seu desenvolvimento como palhaça, bem como a reflexão sobre a influência desses estudos na sua prática docente. Para tanto, foram pesquisados princípios conceituais do trabalho de clown e suas contribuições na formação do professor. Os escritos partiram de suas recordações pessoais e experiências na arte ...
O trabalho, intitulado Clown – O Prazer de Ser Ridículo: por uma proposta lúdica na formação do professor, apresenta a trajetória da pesquisadora Eveliana Marques, na área teatral, destacando o seu desenvolvimento como palhaça, bem como a reflexão sobre a influência desses estudos na sua prática docente. Para tanto, foram pesquisados princípios conceituais do trabalho de clown e suas contribuições na formação do professor. Os escritos partiram de suas recordações pessoais e experiências na arte da palhaçaria e da docência, além da sua formação acadêmica, a qual possibilitou dialogar com alguns pensadores do teatro e da educação. ...
Abstract
The work, entitled Clown – The Pleasure of Being Ridiculous: for a playful proposal in a teacher’s formation, presents the trajectory of researcher Eveliana Marques in the theatrical area, highlighting her development as a clown, as well as the reflection about the influence of these studies in her teaching practice. Therefore, conceptual principles of the work of the clown and it’s contribuitions on the formation of the teacher were researched. The writing came from her personal memories and e ...
The work, entitled Clown – The Pleasure of Being Ridiculous: for a playful proposal in a teacher’s formation, presents the trajectory of researcher Eveliana Marques in the theatrical area, highlighting her development as a clown, as well as the reflection about the influence of these studies in her teaching practice. Therefore, conceptual principles of the work of the clown and it’s contribuitions on the formation of the teacher were researched. The writing came from her personal memories and experience on the art of teaching and clownery, as well as her academic formation, which gave her the possibility to dialogue with thinkers of theater and education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License