A imagem da palavra : retórica tipográfica na pós-modernidade
Visualizar/abrir
Data
2003Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Resumo
O trabalho analisa o planejamento da comunicação gráfica (design) buscando compreender o que sustenta a denominação "pós-moderno" no âmbito da retórica tipográfica. A tese sustenta que a diversidade das propostas contemporâneas do design gráfico pode ser visualizada em duas estratégias principais: a ênfase nos signos tipográficos, integrando simultaneamente os códigos verbal e visual, e o pastiche, como imitação irônica e desviante de modelos modernos. Se um dos paradigmas da modernidade no des ...
O trabalho analisa o planejamento da comunicação gráfica (design) buscando compreender o que sustenta a denominação "pós-moderno" no âmbito da retórica tipográfica. A tese sustenta que a diversidade das propostas contemporâneas do design gráfico pode ser visualizada em duas estratégias principais: a ênfase nos signos tipográficos, integrando simultaneamente os códigos verbal e visual, e o pastiche, como imitação irônica e desviante de modelos modernos. Se um dos paradigmas da modernidade no design era a legibilidade, a pósmodernidade já não a tem como critério principal e funcional. Essa tendência é discutida sob 0 ponto de vista do estilo, em termos temporais e estratégicos, e na sua relação com a leitura, o que permite o enfrentamento de uma das questões centrais da pós-modernidade: a pluralidade. A pesquisa indica diferentes traços que demonstram as ambivalências pós-modernas no âmbito do planejamento da comunicação gráfica e destaca conceitos centrais na discussão sobre o tema. É uma discussão bibliográfica, fundada na análise crítica de autores, que dialoga com imagens produzidas no âmbito da atividade profissional analisada. ...
Abstract
This work analyzes graphic communication (design) planning to understand what sustains the denomination "post-modern" in the ambit of typographic rhetoric. This dissertation sustains that the diversity of contemporary proposals of graphic design can be visualized through two main strategies: the emphasis on the typographic signs, simultaneously integrating the verbal and visual codes, and pastiche, an ironic and deviate imitation of modem models. If one of the modernist paradigms in design was ...
This work analyzes graphic communication (design) planning to understand what sustains the denomination "post-modern" in the ambit of typographic rhetoric. This dissertation sustains that the diversity of contemporary proposals of graphic design can be visualized through two main strategies: the emphasis on the typographic signs, simultaneously integrating the verbal and visual codes, and pastiche, an ironic and deviate imitation of modem models. If one of the modernist paradigms in design was legibility, post-modernism no longer considers its main and functional criterion. This tendency is discussed under the point of view of style, in terms of time and strategy, and in its relationship with reading, which allows us to face one of the central subjects of post-modernism: plurality. Different aspects are indicated to demonstrate the post-modern ambivalence in the area of graphic communication planning, and some central concepts in the discussion of the· theme are highlighted. This study is a bibliographical discussion, founded on the criticai analysis of different authors, which dialogues with images produced in the ambit of the analyzed professional activity. ...
Instituição
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Comunicação Social. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License