Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTettamanzy, Ana Lúcia Liberatopt_BR
dc.contributor.authorBach, Carlos Batistapt_BR
dc.date.accessioned2016-01-09T02:41:49Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131678pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem como foco comprovar que Agualusa elabora um texto esteticamente calcado nas memórias partilhadas que criam comunidades discursivas. Esta arquitetura narrativa, que joga com a similitude entre memória e imaginação, não deságua em um texto memorialístico e saudosista, pois ao se articular com o componente irônico do discurso, forja uma escrita que se alimenta do caráter polissêmico das palavras e convida o leitor a considerar outros matizes da história. Para essas análises, elegemos as narrativas de Teoria Geral do Esquecimento (2012) e Nação Crioula (2001), tendo como base os conceitos de Paul Ricoeur em A Memória, a História, o Esquecimento (2007), e de Linda Hutcheon em Teoria e Política da Ironia (2000). Podemos perceber como determinantes da estética agualusiana a ênfase dada ao trabalho com os revezes da memória, articulado com as arestas cortantes da ironia como componente estético capaz de problematizar o caráter sentencioso da história oficial angolana.pt
dc.description.abstractThis thesis focuses on demonstration that Agualusa produces an a esthetically underpinned text in the shared memories that create discursive communities. This narrative architecture, playing with the similarity between memory and imagination does not flow in a form of memorialistic and nostalgic text because it is linked with the ironic component of speech that forge a writing which feeds the ambiguous character of words and inviting the reader to consider other shade of the story. For this analysis, we elected the General Theory of Narratives from Oblivion (2012) and Creole Nation (1989), based on the concepts of Paul Ricoeur Memory, History, Oblivion (2007), and Linda Hutcheon in Theory and Politics of Irony (2000). We can observe how a esthetics of determining agualusiana emphasis on working with memory setbacks, combined with the sharp edges of irony as an aesthetic component capable of questioning the judgmental nature of the Angolan official history.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAgualusa, José Eduardopt_BR
dc.subjectAgualusaen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIronyen
dc.subjectIroniapt_BR
dc.subjectAngolan literatureen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistoryen
dc.subjectLiteratura angolanapt_BR
dc.titleJosé Eduardo Agualusa : ironia e memória como traços de uma poéticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000981112pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples