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dc.contributor.authorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Paulo Sérgio de Souza dept_BR
dc.date.accessioned2015-12-15T02:38:09Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2179-6386pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131130pt_BR
dc.description.abstractInspirados no universo de leituras de jovens do ensino médio, planejamos a segunda etapa da pesquisa intitulada Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, que vem sendo realizado na Faculdade de Educação da UFRGS. A pesquisa assenta-se nos postulados da história cultural, em especial nos estudos desenvolvidos pelo historiador Roger Chartier, dentre outros autores. Do ponto de vista metodológico, os dados para essa reflexão foram construídos a partir de três grupos de conversação que agregam alguns procedimentos do grupo focal e do grupo de discussão. Foi possível identificar diferentes usos dos livros didáticos, quase sempre condicionados à mediação dos professores. Nem tudo foi crítica aos LD, pois, em alguns momentos da conversa, foram descritos como “de conteúdo confiável”, e alguns foram elogiados por “suas cores” e capacidade de trazer “referências diversas”. Foi interessante perceber que a referência à leitura literária aparece de forma contundente nas falas, evidenciando a articulação que os jovens estabelecem entre a leitura literária e a que os livros didáticos propõem.pt_BR
dc.description.abstractWe inspired by the universe of readings of youngs of the secondary school, we plan the second stage of the research entitled Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, which has been made in the Faculdade de Educação da UFRGS. The research rests in the postulates of cultural history, in particular in the studies developed by historian Roger Chartier, including other authors. From the viewpoint methodological, the data for this reflexion were built from of three talkgroups that aggregate some procedures of the focus group and of the discussion groups. It was possible indetified different uses of the textbooks, often conditioned to mediation of teachers. Not everything was critical to textbooks, because, at certain times, been described how “of reliable content”, and some were praised for “their colors” and ability to bring “various references”. It was interesting to note that the reference to literary reading appears so bruising in speech, showing the articulation that youth establish between the literary Reading and that the textbooks offer.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofExpedições: Teoria da História e Historiografia. Goiás, GO. Vol. 6, n. 1 (jan. 2015), p. 269-287.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectYoungen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectReading modesen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleJovens e livros didáticos : leituras que marcam/demarcampt_BR
dc.title.alternativeYoung and textbooks : reading that mark/demarcateen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000975710pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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