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dc.contributor.authorTrombetta, Sérgiopt_BR
dc.contributor.authorZitkoski, Jaime Josépt_BR
dc.date.accessioned2015-12-15T02:38:02Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1678-9059pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131128pt_BR
dc.description.abstractA discussão central que se buscou desenvolver no presente artigo é a de que a educação ocupa lugar privilegiado no processo de construção de uma cultura sustentável, a qual requer a superação do paradigma antropocêntrico. Urgem mudanças radicais no estilo de vida em sociedade se quisermos evitar a destruição da vida. Nesse sentido, precisa-se caminhar na direção de um novo humanismo alicerçado na sabedoria, na simplicidade e na humildade. O desafio da educação é reconciliar o ser humano com a natureza e desenvolver o sentido de pertença, ternura e responsabilidade frente à vida. Para desenvolver essa ética do cuidado e da responsabilidade em relação à natureza, é imprescindível trabalhar o eu interior e desenvolver a consciência profunda de que somos dependentes da natureza. Eis aí a ecologia profunda, que requer de todos um encantamento amoroso, poético e místico frente à natureza. Essa transformação espiritual é essencial na caminhada em direção a uma cultura de convivência harmoniosa e pacífica com a Mãe Terra. Portanto, a tarefa no campo da educação é desenvolver um novo paradigma cultural, capaz de contemplar a sustentabilidade nas práticas sociais, políticas e econômicas, que tenha sempre no horizonte possível a justiça social, a democracia, a solidariedade, uma cultura da paz, o respeito à pluralidade e uma política global dos direitos humanos. Nosso futuro comum, na era da sociedade global, dependerá da nossa capacidade de desenvolver essa nova consciência, que busca a sustentabilidade em todas as dimensões de nossa existência.pt_BR
dc.description.abstractThe central thread which seek to develop in this article is that education occupies a special place in building a sustainable culture that requires overcoming the anthropocentric paradigm process. Urge radical changes in lifestyle in society if we are to avoid the destruction of life. In this sense, we need to move toward a new humanism rooted in the wisdom, simplicity and humility. The challenge of education is to reconcile human beings with nature and develop a sense of belonging, tenderness and responsibility towards life. To develop this ethic of care and responsibility toward nature is essential to work the inner self and develop a deep awareness that we are dependent on nature. Behold, deep ecology, which requires of us a loving, poetic and mystical enchantment toward nature. This spiritual transformation is essential in the journey toward a culture of harmonious and peaceful coexistence with Mother Earth. Therefore , our task in the field of education to develop a new cultural paradigm able to contemplate sustainability in social, political and economic practices , which always has the possible horizon for social justice , democracy , solidarity , a culture of peace , respect the plurality and global human rights policy . Our common future in the age of global society will depend on our ability to develop this new consciousness that seeks sustainability in all dimensions of our existence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofColóquio (Taquara) : revista das Faculdades de Taquara. Taquara. Vol. 11, n. 1 (jan./jun. 2014), p. 41-58pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEthicsen
dc.subjectPolicyen
dc.titleEducação para a sustentabilidade : horizontes na esperança de futuropt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000978416pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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