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dc.contributor.advisorFervenza, Hélio Custódiopt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Raquel Andradept_BR
dc.date.accessioned2015-12-12T02:39:32Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131026pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa de doutoramento Espaços da Perda e da Destruição - O Labirinto como Metáfora da Casa e vice-versa, na constituição de uma poética contemporânea foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais ênfase em poéticas visuais do Instituto de Artes da UFRGS, sob orientação do Prof. Dr. Hélio Fervenza, de 2010 a 2015. Durante este período, realizei um conjunto de trabalhos constituídos por vídeos, fotografias, instalações, palavras e frases, instruções, objetos e ações performáticas que foram apresentadas em diferentes instituições expositivas. Todos eles são perpassados pela materialidade de objetos quebrados ou salvaguardados em disposição labiríntica. Os trabalhos revelaram a problemática com a qual me deparei e que desencadeou as reflexões desta tese, que poderia ser resumida na seguinte pergunta: Como constituir uma obra artística e uma poética no contexto da arte contemporânea, a partir do entrecruzamento dos espaços doméstico da casa e polimorfo do labirinto? Em decorrência dos desdobramentos práticos e teóricos dos trabalhos, tangencio vários conceitos tais como: O cotidiano, a casa, o labirinto, a perda e a destruição. O processo que envolve a articulação entre os elementos que compõem os trabalhos apontam os sentidos e a singularidade deste trabalho, assim como os aspectos cognitivos do processo de criação.pt_BR
dc.description.abstractThe doctoral research project Spaces of Loss and Destruction – The Labyrinth as Metaphor and vice-versa, in the constitution of a contemporary poetic was developed between 2010 to 2015 at the Postgraduate Program in Visual Arts of the Instituto de Artes of the Federal University of Rio Grande do Sul-UFRGS in Porto Alegre, Brazil, under the advisorship of Prof. Dr. Hélio Fervenza. During this period, I have produced a group of works composed of videos, photography, installations, words and phrases, instructions, objects and performative actions which have been presented in a variety of institutional exhibition spaces. All of these are permeated by the materiality of broken or safeguarded objects and presented using labyrinthical placement. The works have revealed a problematic triggering the reflections in this thesis, which may be summarized in the following question: How can one constitute a work of art and a poetic in the context of contemporary art by intercrossing spaces of the house and the polymorphic labyrinth? As a result of the practical and theoretical ramifications of these works, various concepts have become closely connected to it, such as: The everyday, the house, the labyrinth, loss and destruction. The process of articulating the works’ compositional elements evokes meanings and indicates their singularity, as well as cognitive aspects of the creative process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectThe everydayen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectHouseen
dc.subjectLabirinto : Artept_BR
dc.subjectLabyrinthen
dc.subjectPerdapt_BR
dc.subjectLossen
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectDestructionen
dc.subjectPoeticas visuaispt_BR
dc.titleEspaços da perda e da destruição : o labirinto como metáfora da casa e vice-versa, na constituição de uma poética contemporâneapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000980180pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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