Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBittencourt, Rita Lenira de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorFarina, Diego Lockpt_BR
dc.date.accessioned2015-11-20T02:38:27Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130013pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo central, de acordo com perspectivas de análise crítica comparatista, realizar uma primeira aproximação entre a teoria sensacionista de Fernando Pessoa (1916?) e o pensamento de Gilles Deleuze a propósito da sensação, sobretudo materializado em sua obra “Francis Bacon: Lógica da Sensação” (1981). A partir da proposição de José Gil de que ambos os pensamentos convergem para um mesmo plano de imanência, visa-se a aplicação de um possível transporte conceitual entre os dois autores no intuito de cartografar suas principais ideias a propósito da arte, da literatura e da filosofia, que marcam o século XX como uma espécie simbólica de “entrada” e “saída” do debate estético num sentido mais amplo. Convergências a respeito da não representação em arte, da diferença e da multiplicidade, vinculadas à duração, ao movimento das forças e ao fato de ambos os autores compartilharem o conceito de “bloco de sensações”, são hipóteses exploradas nessa pesquisa. Além da revisitação teórica, investiga-se o encontro na prática deste suposto duplo, via sensação, sob a ótica das poéticas do presente. O cruzamento do pensamento de ambos interessa, por fim, no sentido dos dois autores discutirem, potencialmente, o esgotamento dos paradigmas sistemáticos da modernidade.pt_BR
dc.description.abstractCe travail a pour objectif principal, selon les perspectives de l'analyse critique comparatiste, de proposer une première approximation entre la théorie du Sensacionismo de Fernando Pessoa (1916?) et la pensée de Gilles Deleuze sur la sensation, matérialisée surtout dans son oeuvre «Francis Bacon : Logique de la sensation» (1981). À partir de la proposition de José Gil dont les deux pensées convergent sur le même plan d'immanence, on envisage l'application d'un transport conceptuel possible entre les deux auteurs afin de cartographier leurs principales idées à propos de l'art, de la littérature et de la philosophie, ces champs qui marquent le XXe siècle comme une sorte de «entrée» et «sortie» symbolique du débat esthétique dans un sens plus large. Convergences sur la non-représentation dans l'art, sur la différence et la multiplicité, liées à la durée, au mouvement des forces et au fait que les deux auteurs partagent le concept de «bloc de sensation», ce sont des hypothèses explorées dans cette recherche. Outre la revisitation théorique, on examine le contact pratique de ce prétendu double investissement sur l'art, par l'intermédiaire de la sensation du point de vue des poetiques du présent. Le croisement de la pensée de deux auteurs intéresse dans le sens qu'ils discutent, potentiellement, l'épuisement systématique des paradigmes de la modernité.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSensationfr
dc.subjectDeleuze, Gilles, 1925-1995 : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectModernitéfr
dc.subjectPessoa, Fernando, 1888-1935pt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectTeoria da sensaçãopt_BR
dc.subjectFilosofia da artept_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectFilosofia e Literaturapt_BR
dc.titleEntre Gilles Deleuze e Fernando Pessoa : modernidade e sensaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000976094pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples